Nova frente parlamentar soma esforços à proteção infantil
Por André Martins
Uma audiência pública realizada nesta quarta-feira (27), na Câmara dos Deputados, marcou o lançamento da Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, um grupo composto por 208 congressistas que vai defender leis mais rigorosas de combate a crimes do tipo e também alertar quanto à necessidade de campanhas permanentes de prevenção.
Em parceria com entidades públicas e privadas ligadas ao tema, o colegiado pretende organizar debates e visitas a estados e municípios de todo o país no sentido de orientar a sociedade sobre como identificar e denunciar violações.
O secretário de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Vinicius Lummertz, presente ao evento, frisou que a pasta promove ações contínuas de sensibilização voltadas a trabalhadores do setor e elogiou a formação da Frente. “A conscientização está crescendo, e ela se materializa com a formação desse importante grupo, demonstrando o amadurecimento da sociedade brasileira, para buscar mais gente para enfrentar esse problema”, observou Lummertz.
No ano passado, quando o Brasil sediou a Copa do Mundo, mais de duas mil pessoas participaram de encontros promovidos pelo Ministério do Turismo e receberam informações essenciais para atuar de forma a evitar casos de exploração.
O coordenador-geral de Proteção à Infância do MTur, Adelino Neto, que também acompanhou a audiência, apontou o empenho de representantes do segmento na luta contra a violação dos direitos infantis e previu avanços com a criação do grupo. “O turismo tem desenvolvido ações bastante fortes e permanentes, e essa frente vem nos ajudar na questão legislativa, somando esforços em relação a essa causa”, ressaltou.
Adelino Neto incentivou denúncias de exploração ao Disque 100, um telefone gratuito 24 horas do governo federal que recebe ligações anônimas e sigilosas a respeito de crimes do tipo. Ele informou ainda que o trabalho de conscientização desenvolvido pelo Ministério será mantido neste ano, com vistas à Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.
O deputado Roberto Alves (PRB-SP), presidente da Frente, enalteceu o papel desempenhado pelo MTur na proteção de crianças e adolescentes. “É muito importante a participação do turismo nessa frente. Temos a Olimpíada, como já teve a Copa, e vamos trabalhar para auxiliar na identificação de crianças e adolescentes em situação de risco em todo o Brasil”, adiantou Alves.
A audiência na Câmara também contou com a participação de parlamentares, representantes do Ministério Público, da Polícia Rodoviária Federal e de entidades ligadas à defesa da infância, que pregaram a união de esforços pela erradicação do problema.
Clique nos respectivos nomes e ouça áudios do secretário Vinicius Lummertz e do coordenador Adelino Neto sobre o lançamento da Frente Parlamentar.
Leia mais:
Proteção à infância é tema de audiência pública no Congresso
Turismo participa de ato pela proteção da criança
MTur participa de fórum de proteção a crianças e adolescentes
![]()