Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Evento em Recife fortalece roteiro integrado no Nordeste
Início do conteúdo da página

Evento em Recife fortalece roteiro integrado no Nordeste

Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas se unem passa desenvolver o turismo na região. Ministro participa do lançamento oficial
  • Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2015, 14h43
  • Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2015, 14h42

Por Geraldo Gurgel

O Salão do Turismo rota-101 no Nordeste estará no centro das atenções entre os dias 6 e 8 de agosto, em Recife. Secretários de Turismo, representantes do mercado e gestores públicos vão discutir estratégias para fortalecer um roteiro integrado que passa por Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. O ministro do Turismo, Henrique Alves, e o secretário de Turismo de Recife, Camilo Simões, vão lançar oficialmente a edição 2015 no próximo dia 26, em Recife.

O evento será realizado no Centro de Convenções do Recife e terá apresentações culturais, espaços voltados para a gastronomia e o artesanato regionais, além de atividades para promoção e divulgação do turismo local. O objetivo do Rota 101 é consolidar os atrativos turísticos já existentes na região, ampliar a oferta de serviços e apresentar novas atrações de municípios situados ao longo da rodovia federal do litoral nordestino.

A agenda do ministro Henrique Alves em Recife, no dia 26 de junho, incluirá visitas ao Paço do Frevo e ao Museu Cais do Sertão, entre outros atrativos do Recife Antigo. Sete dos nove Centros de Atendimento ao Turista (CAT) de Recife estão sendo restaurados com o apoio do MTur. O ministério também autorizou a construção de mais um centro de atendimento na orla de Boa Viagem. Um CAT móvel foi adquirido pela prefeitura do Recife com recursos do MTur.

Playtown Recife

Outro projeto que conta com o apoio do MTur é o uso de tecnologia a serviço do turismo. A ideia é materializar nas ruas da cidade atrativos desenvolvidos pelo Porto Digital (antigos armazéns do porto do Recife). São R$ 2 milhões para construção de peças interativas de mobiliário urbano para uso da população local e turistas.

A ação de marketing propõe a integração entre o novo e o velho. A partir do desenvolvimento de novas tecnologias, o banco da praça, por exemplo, conta a história do local de onde se descortina uma paisagem ou o ambiente. Já um binóculo permite visualizar imagens do passado do local da visita.

Na reunião realizada nesta quarta-feira (10), o ministro Henrique Alves e o secretário de Turismo de Recife, Camilo Simões, também conversaram sobre iluminação cênica de pontes e monumentos, sinalização turística de Recife e a construção de píeres entre o marco zero e o Parque das Esculturas, no centro histórico da capital pernambucana.

shot

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página