Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Chão de fábrica atrai viajantes para o turismo industrial
Início do conteúdo da página

Chão de fábrica atrai viajantes para o turismo industrial

A modalidade amplia as opções de atrativos dos destinos, além de gerar mais emprego e renda para as comunidades locais
  • Publicado: Segunda, 08 de Junho de 2015, 07h31
  • Última atualização em Segunda, 08 de Junho de 2015, 07h30

Por Tatiana Alarcon
 
Uma região tradicionalmente industrial do estado de São Paulo começa a atrair turistas interessados em acompanhar a linha de montagem de automóveis e entender a importância econômica, histórica e cultural de uma das indústrias mais importantes do país: a automobilística. Além de caminhar em torno das máquinas, acompanhar o encaixe das peças e o trabalho humano atrás da automação, os visitantes têm a oportunidade de dirigir um caminhão em uma pista de testes de uma das companhias parceiras do ABC Paulista.
 
Atualmente oito empresas da região oferecem as visitas guiadas, o que atrai cerca de 200 visitas por mês. A novidade surpreende até quem trabalha nas empresas. “Há um ano seria difícil acreditar que as pessoas viajariam por uma semana para São Bernardo motivadas pela história da indústria brasileira. Agora queremos levar esse projeto para toda a região do ABC, atraindo mais pessoas e promovendo o desenvolvimento local”, disse Fernando Bonísio, coordenador do GT Turismo do Consórcio do Grande ABC.
 
O “turismo industrial”, que agora desponta no ABC paulista, não é uma experiência nova no país. Ele já é realizado - com sucesso - em indústrias de produção de cachaça, de vinho, de utensílios domésticos e até fábricas de chocolate, de norte a sul do país. “O modo de produção desperta a curiosidade do visitante - e não é só isso - a cidade ganha mais um atrativo turístico, a empresa melhora sua imagem e o turista incorpora uma nova atividade ao seu circuito”, afirma o ministro do Turismo, Henrique Alves.
 
Apesar de ser o carro-chefe, o turismo industrial não é o único atrativo da região. Quem se dispõe a visitar São Bernardo, aproveita para desfrutar um pouco da gastronomia, da cultura, da história e da religiosidade do lugar, e acaba contribuindo para movimentar a economia da cidade.
 
Exemplos de como a indústria potencializa o turismo podem ser vistos por todo o país. A Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, é uma das maiores referências em turismo industrial, com o famoso complexo de vinícolas e parques ecológicos.  Ainda na região, a cidade de Carlos Barbosa, a cerca de 100 quilômetros de Porto Alegre, abriu sua grande fábrica de utensílios domésticos e ferramentas aos turistas. São centenas de artigos que impressionam até os menos adeptos da cozinha. “O local é enorme, perfeito para quem procura produtos exclusivos, que não são encontrados nas lojas”, disse a comerciante Michelle Sampaio, que aproveitou o passeio de trem Maria Fumaça de Bento Gonçalves para conhecer a fábrica.
 
Vila Velha, vizinha da capital Vitória (ES), chama atenção pela diversidade de atrativos: praias e paisagens belíssimas, o famoso Convento da Penha, além da maior fábrica de chocolates da América Latina, roteiro indispensável para os visitantes da cidade. Todos os anos, a fábrica recebe centenas de pessoas interessadas em conhecer um pouco de sua história e o processo de produção. Durante o passeio, os visitantes podem circular pelas instalações e visitar o museu da empresa, que guarda imagens e equipamentos da origem do negócio. Na lojinha da fábrica, são vendidos itens personalizados.
 
Em Joinville (SC), o empreendedorismo e o desenvolvimento industrial são fortemente divulgados como diferenciais atrativos da cidade, que é o terceiro polo industrial da região Sul. O roteiro turístico oferece aos visitantes e ao público local a oportunidade de conhecer grandes empresas que lá surgiram e que hoje são referências mundiais em suas áreas de atuação. O roteiro turístico inclui visitação a fábricas de ferro, chocolates, cervejas e peças automotivas, entre outras.
 
No Mato Grosso do Sul, o município de Bonito reserva, além da beleza exuberante das grutas, cavernas e cachoeiras, outras dezenas de atrativos que fazem da cidade um dos destinos mais procurados do país. Uma grande referência é o bar localizado na principal rua da cidade, famoso pela oferta da taboa, bebida que mistura de cachaça, mel, canela, guaraná em pó e ervas naturais. Por insistência dos clientes, a proprietária Andréa Fontoura, abriu o espaço para apresentar aos turistas as etapas de produção e degustação da bebida. Lá, os visitantes podem conhecer a história do bar e da bebida, acompanhar a confecção das garrafas feitas com fibra de taboa e comprar produtos exclusivos da boutique da fábrica. “Era uma demanda antiga dos turistas porque eles vinham para a cidade e não encontravam referências históricas. O nosso espaço complementa o roteiro dos visitantes", explica Andréa.

Ouça áudio do diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes, sobre o potencial de desenvolvimento da modalidade no país.

shot

registrado em:
Fim do conteúdo da página