Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Representantes do Mercosul discutem proteção à infância no turismo
Início do conteúdo da página

Representantes do Mercosul discutem proteção à infância no turismo

Por meio de ações em parceria, bloco une forças para disseminar informações entre os profissionais ligados ao setor
  • Publicado: Segunda, 15 de Junho de 2015, 14h20
  • Última atualização em Segunda, 15 de Junho de 2015, 14h20

Por Deborah de Salles

A prevenção à exploração sexual infantil no turismo foi um dos temas abordados durante a LIX Reunião Especializada em Turismo, nesta segunda-feira (15), em Foz do Iguaçu (PR).  O encontro contou com a participação de uma comissão de técnicos dos países do Mercosul e promoveu debates sobre temas relevantes para o turismo em destinos do bloco sul-americano.

Na ocasião, o coordenador-geral de proteção à infância do Ministério do Turismo, Adelino Neto, relatou as experiências da Pasta voltadas ao tema e apresentou as linhas de ação do programa Turismo Sustentável e Infância. Entre elas, os seminários sensibilização nos principais destinos turísticos do país, a divulgação da campanha nacional “Proteja, Não Desvie o Olhar” e a multiplicação de informações de prevenção à exploração sexual, por meio de cartilhas, entre os profissionais ligados ao setor.

Para o assessor de Relações Exteriores do Ministério do Turismo, Acir Pimenta, que mediou a reunião, este é um assunto sobre o qual não se pode negligenciar a atenção. “É um trabalho constante de sensibilização. O que fazemos no Brasil tem aparato do governo, precisamos desenvolver juntos uma política pública voltada para a prática do turismo ético e responsável”, afirmou.

Representantes do Uruguai, Venezuela, Argentina, Paraguai e Chile também propuseram medidas para fortalecer as ações em defesa da criança e do adolescente. Há dez anos, esses países compõem o Grupo de Ação Regional das Américas (Gara) e trabalham em parceria para  fortalecer políticas de prevenção da exploração sexual infantil no turismo.


GARA

O grupo foi formado em 2005 durante a primeira reunião de ministros e autoridades ligadas ao setor, realizada no Rio de Janeiro. Na ocasião, os representantes dos países do Mercosul assinaram um pacto internacional para executar ações de proteção e defesa dos direitos da criança. Desde que foi implementado, o Grupo avançou em pontos como a criação do Disque Denúncia (Brasil) e a formação do Comitê Nacional para a Erradicação da Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes (Uruguai). Na última reunião, realizada em outubro do ano passado, outros dois países foram convidados a participar do Grupo: o México e a Costa Rica. Além disso, o GARA está elaborando um manual de boas práticas para os ministérios do turismo dos países participantes.

 logo agência de notícias

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página