Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Turismo e gastronomia: uma mistura cheia de potencial
Início do conteúdo da página

Turismo e gastronomia: uma mistura cheia de potencial

A importância da culinária para o turismo brasileiro foi tema de experiência prática realizada pelo Ministério do Turismo
  • Publicado: Segunda, 06 de Abril de 2015, 15h36
  • Última atualização em Segunda, 06 de Abril de 2015, 15h35
Foto: Thamyres Ferreira

Autor:Darse Júnior

Foto: Thamyres Ferreira

Foto: Thamyres Ferreira

Autor:Darse Júnior

Foto: Thamyres Ferreira

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, dois blogueiros especializados em comidas caseiras e servidores da pasta se uniram em uma oficina sobre turismo e gastronomia nesta segunda-feira (6), no prédio anexo da pasta. Em uma sala adaptada para experiências culinárias, o ministro ajudou a preparar um  prato típico da culinária nordestina e ressaltou a importância da gastronomia para o setor. “O turismo é feito de uma série de verbos. Entre eles, o comer merece destaque”, disse.

Enquanto Esdras Nogueira, um dos blogueiros, cozinhava arroz de carne de sol e queijo coalho (veja receita abaixo), com a ajuda do ministro, Mariana Cardoso falava sobre o site que mantém com o marido, com receitas e registros de viagem gastronômicas.

De acordo com o ministro, a gastronomia é um dos segmentos mais importantes da cultura brasileira. “Ainda há um enorme potencial para trabalharmos a imagem do país associada ao que colocamos na mesa. O Brasil é uma potência alimentar, mas ainda não conseguiu se transformar em uma potência gastronômica”, disse Lages. O ministro citou o sucesso do Chef nos Eixos, evento gastronômico realizado recentemente em Brasília, no qual diversos chefs cozinharam na rua para um público que lotou uma das principais vias da capital, como meio de estimular a movimentação interna por meio da comida. Em nível internacional, Lages citou o Mistura, realizado anualmente no Peru. A última edição reuniu cerca de 300 mil pessoas de diversas partes do mundo.

Entre os participantes do evento estava a coordenadora de sustentabilidade, Ana Lúcia Carrias. Ela aprovou a iniciativa e sugeriu que sejam realizados outros eventos dessa natureza, onde os próprios servidores cozinhem pratos típicos das suas regiões. “Esse tipo de evento aproxima os colaboradores e torna o ambiente de trabalho mais agradável. Achei ótimo e super inovador”, disse. Ana comentou que, a exemplo dos blogueiros, sempre que viaja procura experimentar experiências gastronômicas locais.

Para participar do evento, servidores e colaboradores doaram caixas de bombom. As 49 caixas arrecadadas serão doadas, no próximo domingo (12), para a creche Alecrim, localizada na cidade estrutural. A creche atende cerca de 120 crianças, filhos de catadores e de presidiários.

Os interessados no tema podem acompanhar uma nova série sobre turismo e gastronomia chamada “Por aí” no site da dupla a partir de 20 de abril.

Clique aqui e ouça comentário do ministro Vinicius Lages sobre a importância de atrações gastronômicas para a circulação de visitantes pelo país.

 

Arroz de carne de sol e queijo coalho:

1 cebola média picada

300g de arroz

150g de carne de sol picada em cubos

100g de queijo coalho picado em cubos

Um punhado de coentro picado

Azeite

sal e pimenta

Manteiga de garrafa

 

Modo de preparo:

1.  Numa panela média refogue bem a cebola com azeite. Em seguida acrescente a carne de sol e refogue um pouco.

2.  Acrescente o arroz, dê uma leve fritada e acrescente aproximadamente 2 xícaras de água quente. A água deve cobrir o arroz completamente e ainda sobrar um pouquinho acima. Acrescente o sal e pimenta a gosto, mas lembre-se que a carne e o queijo são bastante salgados.

3.  Cubra a panela e baixe o fogo. O arroz deve ficar pronto em aproximadamente 20minutos.

4.  Pouco antes do arroz ficar pronto acrescente a manteiga de garrafa a gosto

5.  Quando o arroz estiver pronto acrescente o queijo e metade do coentro picado e mexa bem.

6.  Finalize com um pouco mais do coentro picado e sirva imediatamente.

7.  *Não se atenha demais às quantidades. Esse é o tipo de receita que não demanda precisão

 shot

registrado em:
Fim do conteúdo da página