Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Ministério do Turismo comemora 10 anos com espetáculo gratuito
Início do conteúdo da página

Ministério do Turismo comemora 10 anos com espetáculo gratuito

Com 90 bailarinos, Escola do Teatro Bolshoi apresenta Don Quixote, em Brasília, no dia 25 de abril
  • Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2013, 16h06
  • Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2013, 15h59

Brasília (DF) – O Ministério do Turismo comemora seus 10 anos em grande estilo. Na próxima semana, traz a Brasília a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, para apresentação gratuita no Ginásio Nilson Nelson. A companhia encenará o clássico “Don Quixote”, história já universal, com coreografia do russo Vladimir Vasiliev, eleito “bailarino do século” pela Unesco, e 90 bailarinos brasileiros no palco.

A apresentação será na quinta-feira (25/4), às 20h30, conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo do Estado de Santa Catarina e se soma às comemorações pelo Dia Mundial da Dança, em 29 de abril. Os ingressos poderão ser retirados nas bilheterias do ginásio, entre segunda (22) e quarta-feira (24), das 9h às 16h. Cada pessoa terá direito a até dois ingressos e, para retirá-los, deverá apresentar o documento de Cadastro de Pessoa Física (CPF).

“É uma honra para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil ser escolhida, em meio a tantas manifestações culturais existentes no país, para apresentar o espetáculo ‘Don Quixote’, numa data tão relevante como os 10 anos do Ministério do Turismo”, afirma Valdir Steglich, presidente da escola.

OBRA UNIVERSAL – Os brasileiros Amanda Gomes e Marcos Vinícius, da Companhia Jovem do Bolshoi, interpretam os protagonistas Kitri e Basílio, que vivem uma história intensa de amor, heroísmo e ilusão. O balé é uma criação de Marius Petipa, célebre bailarino e coreógrafo francês, para a companhia do Teatro Bolshoi, na Rússia, em 1869. Petipa se inspirou na obra igualmente universal de Miguel de Cervantes, com música de Ludwig Minkus.
 
A obra atravessou séculos e permanece como uma das mais encenadas no mundo pelas companhias de dança clássica, ao conferir cores quentes e alegres a um drama ao mesmo quixotesco e shakespeariano. Segundo o libreto de Petipa, Kitri e Basílio, um barbeiro pobre, contam com a ajuda de Don Quixote e seu fiel escudeiro, Sancho Panza, para conseguirem se casar, à revelia da vontade do pai da moça.
 
Don Quixote é considerada ainda uma obra democrática, pois confere protagonismo a todo o corpo de baile, que conta com tarefas específicas e possibilidades de improvisação nas cenas de multidão. Esse traço foi inserido na obra no início do século passado por Alexander Gorsky, e desenvolvido por Vladimir Vasiliev, ao produzir a obra para os bailarinos brasileiros.

BOLSHOI NO BRASIL – Única fora da Rússia, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil se instalou no ano 2000 em Joinville (SC), conhecido polo de dança no país, depois de várias participações no Festival Internacional de Dança da cidade. Trata-se de um projeto de inclusão social para crianças e jovens a partir da dança e do desenvolvimento cultural, que já resultou na formação da Companhia Jovem e em 184 alunos formados, depois de oito anos de estudos.

Atualmente, 338 alunos de 19 estados brasileiros estudam no Bolshoi, com 100% de bolsas de estudo. Para se matricular, o estudante precisa cursar o ensino formal (ensinos médio e fundamental).

SERVIÇO

10 Anos do MTur - Apresentação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Data: 25 de abril de 2013
Horário: 20h30
Local: Ginásio Nilson Nelson , Complexo Poliesportivo Ayrton Senna          
Setor SRPN - Eixo Monumental, entre o Estádio Nacional Mané Garrincha e o        Palácio do Buriti – Brasília (DF)
Ingressos: Gratuitos, limitados a dois por pessoa, mediante apresentação do CPF. De segunda (22/4) a quarta (24/4), das 9h às 16h, enquanto houver disponibilidade.


 

registrado em:
Fim do conteúdo da página