Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Belo Horizonte (MG): um aniversário “bão demais da conta”!
Início do conteúdo da página

Belo Horizonte (MG): um aniversário “bão demais da conta”!

Capital mineira comemora 115 anos nessa quarta-feira com programação musical por toda a cidade
  • Publicado: Quarta, 12 de Dezembro de 2012, 14h42
  • Última atualização em Quarta, 12 de Dezembro de 2012, 14h41

Brasília (DF) – Nesta quarta-feira (12), quem assopra as velas do bolo de aniversário é a capital de Minas Gerais, que completa 115 anos. Quando a gente pensa em Belo Horizonte, já visualizamos aquele “jeitinho” peculiar de falar... letras a menos no fim das palavras e diminutivo sempre que possível: a simpatia da cidade começa pelo sotaque!

A sensação do visitante é de uma verdadeira viagem no tempo. A cidade tem avenidas largas e arborizadas, e arquitetura ousada. A rica história e o desenvolvimento socioeconômico fizeram de Belo Horizonte um grande centro de eventos e negócios. São vários pontos turísticos que prendem a atenção dos turistas. Um dos principais é o Conjunto Arquitetônico da Praça da Liberdade, que mistura vários estilos e é um retrato vivo da evolução da cidade.

O Museu de Arte da Pampulha é parada obrigatória: o primeiro projeto de Oscar Niemeyer conta com acervo de 1,6 mil obras de artistas brasileiros e promove exposições temporárias. A Igreja São Francisco de Assis também conta com o trabalho do imortal arquiteto brasileiro – e de expoentes como Candido Portinari, Ceschiatti e Burle Marx. O Memorial Minas Gerais - Vale é outro local que merece visita. Totalmente interativo, é uma ótima dica de passeio com crianças.

A culinária também merece um parabéns especial neste aniversário. Na hora do almoço, pratos como o leitão à pururuca, tutu de feijão, canjiquinha com costelinha de porco, vaca atolada, feijão tropeiro e o frango ao molho pardo fazem a alegria de quem está à mesa. Para a sobremesa, as pedidas são goiabada, doces de leite, abóbora ou de mamão, todos acompanhados por um queijo branco. No lanche da tarde, aquele “cafézin com pãozinho de queijo” não pode faltar.

Programação
A programação do aniversário da cidade se estende até o domingo (16). Na quarta, o canto se destaca: o Festival Internacional de Corais tem apresentações em diversos locais da cidade, de 12h às 20h. Hoje, a Missa em Ação de Graças pelos 115 anos de Belo Horizonte será às 18h30 na Paróquia Nossa Senhora das Dores. Confira a programação completa aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página