Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Respeitável público: feliz aniversário!
Início do conteúdo da página

Respeitável público: feliz aniversário!

Agradando crianças e adultos há gerações, o circo comemora hoje seu aniversário em todo o país
  • Publicado: Terça, 27 de Março de 2012, 15h42
  • Última atualização em Terça, 27 de Março de 2012, 15h42

Brasília (DF) - Dizem por aí que as primeiras tentativas de apresentações em circo vieram da China. No Brasil, elas chegaram com companhias e famílias que vinham da Europa, por volta do século XIX. E hoje (27) comemoramos aqui o Dia do Circo, em homenagem ao palhaço brasileiro Piolim, – batizado como Abelardo Pinto – que nasceu no dia 27 de março de 1897.

Abelardo é considerado o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabem fazer o povo rir. Comandou o Circo Piolim por mais de trinta anos e era engajado em espalhar movimentos artísticos e culturais pelo país. Sempre foi preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural. Foi homenageado várias vezes por ser um artista com enorme criatividade cômica e habilidade como ginasta e equilibrista.

Organizado em uma arena com assentos em seu entorno, também chamada de picadeiro, o circo é composto por uma trupe com diferentes especialidades. Há os misteriosos mágicos, os que gostam de arriscar como os malabaristas, o atirador de facas e os contorcionistas, além dos divertidos e simpáticos palhaços, que tradicionalmente os de mais sucesso entre o público. 

A primeira escola de circo foi criada em São Paulo, em 1977. Atualmente, alguns dos mais conhecidos por aqui são: Circo Mundo Mágico de Beto Carreiro, Grande Circo Popular Brasileiro – criado pelo ator Marcos Frota, Circo Navegador, Circo di Napoli, Circo de Munique, Circo Spacial, Le Cirque. Além deles, há uma enorme variedade de academias que nos ensinam a arte circense. E a visita vale a pena, por dar a oportunidade para todas as idades de viver momentos únicos de diversão e encantamento.

Espalhados pelo Brasil existem espetáculos que comemoram o dia do circo. Em Salvador, a Aliança Francesa e o Teatro Molière recebem o espetáculo Grand Thèâtre Pão e Circo. Em São Paulo, a prefeitura organiza uma programação com palestras, debates, cursos e apresentações sobre arquitetura e cenografia circense. Em Criciúma (SC), o Teatro do Sesc  brinda seu público com a peça teatral do palhaço Clov’s. Em Uberaba (MG), a Companhia Cidade do Circo se apresenta no Circo do Povo. E Recife comemora o dia com passeata feita pelos integrantes do Arricirco no bairro do Engenho do Meio, na Zona Oeste.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página