Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > MTur avalia processo de gestão descentralizada do turismo
Início do conteúdo da página

MTur avalia processo de gestão descentralizada do turismo

Representantes de 18 estados discutiram avanços e desafios para o fortalecimento de fóruns e conselhos estaduais
  • Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2011, 15h41
  • Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2011, 15h41

Brasília, DF – Dotar as unidades da federação de planos estaduais de turismo é um dos principais desafios dos gestores de fóruns e conselhos de turismo dos estados.  A constatação é dos representantes dos colegiados reunidos, nesta quarta-feira (27/4), em Brasília (DF), no V Encontro Nacional de Secretários Executivos dos Fóruns e Conselhos Estaduais de Turismo, organizado pelo Ministério do Turismo (MTur).

No encontro, que reuniu representantes de 18 estados, foi feita uma avaliação do projeto de fortalecimento da gestão descentralizada do turismo junto aos fóruns e conselhos estaduais.  Os consultores do Instituto e Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), parceiro do MTur na ação, apresentaram resultados e apontaram desafios a serem enfrentados pelos gestores locais do turismo.

A conclusão é de que os estados conseguiram avanços no processo de fortalecimento da gestão do turismo.  São exemplos, a criação de fundos estaduais, a transformação dos fóruns em conselhos e a estruturação de câmaras temáticas com foco em assuntos de interesse da sociedade. O Distrito Federal, por exemplo, cidade-sede, criou câmaras para assuntos relacionados à Copa de 2014 e ao transporte turístico.  Entre os desafios, colocou-se a necessidade de intensificar o diálogo entre o poder público e a iniciativa privada.

O diretor do Departamento de Planejamento e Avaliação do MTur, José Augusto Falcão, apresentou o  projeto do Plano Nacional de Turismo 2011/2015, em discussão no Conselho Nacional de Turismo. O novo plano, que orientará programas, projetos e ações do MTur, deverá ser divulgado em maio.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página