Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Pronatec Turismo abre oportunidades para sergipanos
Início do conteúdo da página

Pronatec Turismo abre oportunidades para sergipanos

Jovens formados são parte dos 166 mil alunos inscritos em cursos de qualificação profissional por todo o país, que ocorrem em 120 cidades brasileiras
  • Publicado: Segunda, 14 de Julho de 2014, 08h42
  • Última atualização em Segunda, 14 de Julho de 2014, 08h42

Ele tem nome de músico, mas seu negócio é o turismo. John Lennon Silva, de 23 anos, é um dos quatro mil profissionais qualificados em Sergipe pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Outra recém-formada, Michele Santos já garantiu sua vaga de camareira em um hotel de Aracaju. Os dois sergipanos fizeram o curso de qualificação do Pronatec Turismo. 

A solenidade de formatura, organizada pela Prefeitura de Aracaju, reuniu alunos dos cursos coordenados pelo MTur, o Pronatec Turismo, e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). John Lennon, que frequentou o curso de Mensageiros em Meios de Hospedagem, é um dos 1.117 alunos formados ou em fase de conclusão em Sergipe.

“Tivemos excelentes resultados em curto prazo. O Pronatec Turismo alcançou mais de 166 mil matrículas em 52 cursos relacionados ao receptivo turístico, superando a meta estabelecida pelo Ministério do Turismo”, diz o secretário Nacional de Programas do Desenvolvimento do Turismo, Neusvaldo Ferreira Lima, que representou o Ministério do Turismo na cerimônia, ao lado da ministra Tereza Campello, do MDS, e do prefeito de Aracaju, João Alves Filho.

A meta 157 mil matriculados do Ministério do Turismo foi ultrapassada e até o  momento 166.444 pessoas se inscreveram nos cursos de qualificação profissional, que ocorrem em 120 cidades do país, entre elas, as 12 cidades-sede da Copa. As capitais Cuiabá (11.067), Salvador (11.903) e Rio de Janeiro (10.230) são as que concentram o maior número de matriculados.

Os cursos mais procurados são os de auxiliar administrativo (cerca de 34 mil inscritos); inglês básico (cerca de 13 mil) e recepcionistas em meios de hospedagens (cerca de 12 mil). Outras formações como camareira em meios de hospedagens; organizador de eventos; agentes de informações turísticas e auxiliar de cozinha também aparecem entre os cursos mais procurados.

O Pronatec também prepara taxistas, agentes de turismo, policiais civis e militares, guardas municipais e do corpo de bombeiros para recepcionar os visitantes durante e após a Copa do Mundo. O programa oferece gratuitamente 54 cursos profissionalizantes por meio do Senac, Senai, Sesc e Sesi, institutos federais e estaduais de educação.

Clique aqui e ouça comentário do secretário Neusvaldo Ferreira sobre a importância da qualificação na área para o atendimento a visitantes no país.

Assessoria de Comunicação Social - Ascom/MTur
Telefone: (61) 2023-7029/7064
e-mail: imprensa@turismo.gov.br

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página