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O Brasil vai à Espanha: 32ª FITUR começa dia 18 em Madri

Ministro do Turismo, Gastão Vieira, representará o governo brasileiro em feira de promoção turística
  • Publicado: Quinta, 05 de Janeiro de 2012, 15h58
  • Última atualização em Quinta, 05 de Janeiro de 2012, 15h55

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, representará o governo federal brasileiro na 32ª Feira Internacional de Turismo (FITUR 2012), que será realizada entre os dias 18 e 22 de janeiro, em Madri (Espanha). O encontro mundial marca a abertura do calendário da indústria turística, e é considerado vitrine de tendências e inovações. A Fitur reúne aproximadamente 210 mil participantes, entre profissionais do setor, empresariado e consumidores de viagens, além de cerca de 10,4 mil empresas e 7 mil jornalistas de pelo menos 166 países. O estande do Brasil estará no pavilhão 4.

Um dos dez maiores emissores de turistas para destinos brasileiros, a Espanha é considerada mercado prioritário para a promoção turística do País, segundo o Plano Aquarela 2020 de Marketing Turístico Internacional do Brasil. O ministro Gastão Vieira participará da abertura da feira e cumprirá agenda com a Organização Mundial do Turismo (OMT) e grupos de investidores internacionais. O objetivo é dar mais visibilidade à comercialização de destinos brasileiros, estimular o interesse crescente de países desenvolvidos em investir no Brasil e impulsionar ações para o aumento do fluxo de turistas espanhóis para o território nacional.

VOOS MAIS ALTOS Além do efeito-Copa, que vem posicionando o Brasil em um alto patamar de atenção internacional, o Brasil tornou-se player competitivo da indústria global de turismo também por outros motivos. “Natureza diversa, cultura rica, indústria pujante, modernidade, regime democrático e economia estável são quesitos que vêm contribuindo, nos últimos anos, para a ascensão do destino Brasil como um dos mais adorados para se fazer turismo no mundo”, avalia o ministro Gastão Vieira.

Entre os títulos já conquistados pelo Brasil, estão: um das ‘Novas Sete Maravilhas da Humanidade’, com a eleição do Cristo Redentor (2007); melhor destino de viagens para gays no mundo, com a eleição do Rio de Janeiro pela revista ‘Trip Out Travel’ (2009); país-sede do mais belo espetáculo de Ano Novo do planeta, com a eleição da festa da virada do Rio de Janeiro pelo ‘World Travel Guide’ (2011); país com duas das Novas Sete Maravilhas da Natureza, com a eleição das Cataratas do Iguaçu e da Amazônia, pela ‘New Open World Foundation’ (2010); o povo “mais legal do mundo”, segundo a CNN, com a eleição do povo brasileiro (2011).

Nas relações comerciais, o Brasil também vem melhorando posições: segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em 2010 a Espanha tornou-se o 15º maior parceiro comercial brasileiro, com um crescimento de 43,3% nas relações comerciais entre os dois países. Além disso, as empresas espanholas injetaram US$ 3.415,19 milhões em investimentos diretos no Brasil em 2009, de acordo com o Banco Central do Brasil. Dois dos maiores grupos responsáveis pela cifra são da área do turismo: Iberostar e Sol Meliá, bandeiras de luxo da hotelaria.

Outros indicadores também apontam para o aquecimento do turismo espanhol em solo brasileiro. A oferta total de assentos aéreos em voos no trecho Espanha-Brasil, em 2010, foi de 297,8 mil. Os voos diretos são operados, atualmente, pelas companhias Ibéria, Air China, Air Europa, Singapore Air Lines e TAM. As frequências de voos diretos semanais que partem da Espanha para o Brasil já registram alta nos primeiros cinco dias de 2012, em comparação a dezembro de 2011.

SABOR DE BRASIL Entre as estratégias para atrair os espanhóis para o Brasil, o Ministério do Turismo, por meio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), investe em campanhas publicitárias, como a recente O Brasil Te Chama - Celebre a Vida Aqui e em programas para troca de experiências e apresentação de destinos brasileiros a agências de viagem, operadoras de turismo e jornalistas espanhóis como o Caravana Brasil.

Durante a 32ª FITUR, as ações de relacionamento do governo brasileiro estarão focadas na apresentação dos atrativos das 12 cidades-sede da Copa-2014, trabalhando para estimular o aumento do tempo de permanência de turistas espanhóis no Brasil nos anos anteriores à Copa do Mundo de 2014 e no próprio Mundial de Futebol. A campanha vai reforçar a imagem do Brasil como país diversificado, com opções turísticas que vão além dos destinos de sol e praia. A intenção é fortalecer outros segmentos: negócios, eventos, ecoturismo, cultura e gastronomia - que exercem um forte apelo no mercado espanhol.

Sabores originais do Brasil como açaí, mandioca, jabuticaba, umbú, castanhas e pimentas, poderão ser degustados na feira. Na fachada do Mercado San Miguel, onde será realizado o evento, serão projetados os vídeos promocionais do Brasil, fotos de destinos brasileiros e uma edição de animação convidando os moradores a visitar o estande do Brasil na FITUR. Atualmente, os principais destinos concorrentes do Brasil no mercado espanhol são: Argentina, Caribe, Costa Rica, Cuba, México e Venezuela.

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