Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Comitê discute elevação dos preços das passagens aéreas
Início do conteúdo da página

Comitê discute elevação dos preços das passagens aéreas

Secretário do MTur participou do encontro do comitê de operações especiais da Conaero onde foram discutidas sugestões para coibir o abuso dos preços nas passagens aéreas na Copa do Mundo de 2014
  • Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 15h37
  • Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2013, 15h32

O Comitê de Operações Especiais da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) esteve reunido nesta terça-feira (22) para discutir a elevação dos preços das passagens aéreas durante a Copa de 2014. A reunião dos órgãos estatais aeroportuários, coordenada pela Secretaria de Avião Civil (SAC), vai iniciar um acompanhamento dos preços das passagens com o objetivo de evitar abusos na cobrança durante o Mundial.

O comitê de operações reúne, além da SAC e Conaero, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e a Embratur. O secretário nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Vinicius Lummertz, participou como convidado do comitê. “No curto prazo, uma das propostas é ampliar em 50% as opções de voos em alguns aeroportos brasileiros, com rotas alternativas”, disse. O fluxo de turistas também depende da divulgação do sorteio das chaves do mundial.

Ainda segundo o secretário, mais a longo prazo, discute-se a proposta para que o que o mercado brasileiro de aviação seja aberto para mais competidores, inclusive com entrada de capital estrangeiro. Lummertz apresentou durante a reunião um comparativo de preços a partir da liberação tarifária promovida pela ANAC em 2009, que mostra que houve uma queda de preço das passagens no Brasil de 50%, embora a liberação tarifária tenha onerado as passagens compradas de última hora e em picos de festas de fim de ano, feriados prolongados. “O grau desta deformação está acima da média mundial e pode representar um dano moral ao comprador que se sentir prejudicado”, disse.

As discussões da reunião serão levadas para o primeiro encontro do Comitê Interministerial que acontece nesta quinta-feira (24) na Casa Civil. O comitê foi criado por determinação da presidenta de República, Dilma Rousseff, coordenado pela Casa Civil, com a participação dos ministérios do Esporte, Justiça, Turismo e a Secretaria de Aviação Civil (SAC), com a inclusão dos ministérios da Fazenda (Receita Federal e Secretaria de Acompanhamento Econômico) e da Saúde (Anvisa).

Clique aqui para ouvir declaração do secretário Vinicius Lummertz sobre o assunto.

Assessoria de Comunicação Social - Ascom
Telefone: (61) 2023-7055
e-mail: imprensa@turismo.gov.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página