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Roadshow divulga Brasil e Argentina na China

Ação conjunta entre países apresenta destinos turísticos durante evento em Pequim e Xangai
  • Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2010, 02h55
  • Última atualização em Quarta, 27 de Outubro de 2010, 14h42

Pela segunda vez consecutiva, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em parceria com a Inprotur (Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina), promoveu o 2° Roadshow na China. O evento, realizado em Pequim (25) e Xangai (27), teve como objetivo apresentar os destinos brasileiros e argentinos para mais de 200 profissionais - entre eles, agentes de viagem, operadores de turismo e jornalistas.

Uma das principais estratégias da Embratur para realização do Roadshow é apresentar o potencial turístico dos destinos brasileiros e, ao mesmo tempo, estreitar e motivar a relação do Brasil com a cadeia de distribuição das duas principais cidades da China. De acordo com o executivo do Escritório de Promoção Turística do Mercosul no Japão, Laércio Branco, "o Brasil tem mais uma boa oportunidade de comercializar e promover seus destinos, fomentando o fluxo de turistas chineses ao País".

A programação do evento contou com apresentação institucional dos dois países latino-americanos, sessão de perguntas e respostas, rodadas de negócios e coquetel com atrações culturais do Brasil e Argentina. Além disso, foram mostradas as 12 cidades-sede da Copa do Mundo e seus potenciais turísticos, com foco nos segmentos de Sol e Praia, Ecoturismo, Cultura e Esportes. "A nossa apresentação despertou interesse do público. O Brasil é visto como um país moderno e inovador", complementou Laércio.

A maioria dos turistas potenciais chineses está em Pequim e em Xangai, que concentram o maior número de pessoas com alto poder aquisitivo - Pequim é a capital e Xangai, o centro financeiro do país. Devido ao contínuo crescimento econômico da China, operadores e agências de viagem chinesas têm crescido nos últimos anos. Enquanto a taxa média anual de crescimento é de 4% no mundo, a China cresce 12,7%.

MERCADO CHINÊS
De acordo com a Demanda Turística Internacional (2008), estudo realizado pelo Ministério do Turismo (Mtur), 65,9% dos turistas chineses que visitaram o Brasil foram motivados por viagens de Negócios, Incentivo E Eventos, e 12,8%, Lazer. Dos que vieram a lazer, 51% buscaram destinos de Ecoturismo e Aventura, como Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu, Manaus e Florianópolis. E os mais procurados para Negócios foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Foz do Iguaçu e Vitória.

Segundo dados da Embratur, em 2009, o número de turistas chineses que visitaram o Brasil foi de 24.604 passageiros. Dos chineses que vieram ao Brasil em 2008, 42,3% visitavam o País pela primeira vez e 91,2% manifestaram intenção de voltar ao Brasil. Há dois vôos semanais (quinta e domingo) da China, partindo de Pequim (PEQ) para São Paulo (GRU), com conexão em Madri (MAD), totalizando 442 assentos. Alem destes, há também vôos de conexões com a Europa, EUA e Oriente Médio.

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