Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Do Piauí para o mundo
Início do conteúdo da página

Do Piauí para o mundo

Velejadores de rally internacional chegam pela primeira vez ao litoral piauiense para conhecer o Delta do Parnaíba
  • Publicado: Sábado, 13 de Fevereiro de 2010, 14h20
  • Última atualização em Domingo, 14 de Fevereiro de 2010, 14h14

Velejadores de sete países tiveram contato neste sábado (13), ao aportarem em Luis Correa, litoral do Piauí, com uma das mais belas paisagens brasileiras: o Delta do Parnaíba. São os mais de 80 integrantes da Regata Ilhas do Sol, evento náutico internacional que visita anualmente o litoral brasileiro. É a primeira vez que o grupo se encontra em solo piauiense para ver o único delta das Américas, localizado em mar aberto.
O rio Parnaíba, ao se encontrar com o oceano Atlântico, se divide em cinco barras ou bocas e forma mais de 70 ilhas. Apenas outros três rios formam o delta, em mar aberto: o rio Nilo, na África, e o rio Mekong, na Ásia. Além do delta, os desbravadores poderão conhecer outros atrativos do turismo local como Luis Correia, que lhes servirá de atracadouro, o município de Cajueiro da Praia e a praia de Barra Grande, ideal para esportes de aventura, as minas de opala de Pedro II e a história de Sete Cidades.
“Como esses velejadores viajam o mundo inteiro e se comunicam o tempo todo com outros viajantes, esse evento é uma excelente oportunidade para a divulgação das belezas do Piauí”, ressalta o secretário de Turismo do estado, Silvio Leite. Segundo ele, o rally representa também a estréia do Piauí no calendário de eventos náuticos internacionais, um mercado que abre boas perspectivas para a economia dos municípios piauiense.

É a 16ª edição do Rallye des Iles du Soleil. O evento ocorre anualmente e envolve cerca de 30 barcos. Em Luis Correia (PI), estarão 22 veleiros com cerca de 80 tripulantes vindo de 7 países da Europa: França, Bélgica, Suíça, Áustria, Inglaterra, Espanha e Irlanda do Norte.

A cada ano, a regata experimenta novas etapas. Em 2010, o roteiro é o seguinte: Ilha da Madeira, Ilhas Canárias, Marrocos, Senegal, Cabo Verde e Brasil. As paradas em solo brasileiro acontecem em Salvador, João Pessoa, Fernando de Noronha, Fortaleza, Luis Correia, Soure (PA), na Ilha do Marajó, e Belém. Da capital paraense, as embarcações sobem o rio Amazonas até Alter do Chão e depois, seguem o rio até a Guiana Francesa onde termina o evento.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página