Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Brasil se une em torno da Liga da Proteção no carnaval
Início do conteúdo da página

Brasil se une em torno da Liga da Proteção no carnaval

Campanha do MTur vai percorrer 19 estados mobilizando parceiros
  • Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2012, 14h32
  • Última atualização em Sexta, 17 de Fevereiro de 2012, 14h28

Brasília (DF) - A série de lançamentos da campanha que apoia o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes durante o carnaval de 2012 está mobilizando o país. A ‘Liga da Proteção’ passará pelas cidades de Belo Horizonte (BH), Florianópolis (SC), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Vitória (ES), Goiânia (GO), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio Branco (AC), Natal (RN) e Salvador (BA).

Em Salvador, o Ministério do Turismo marcou presença com o coordenador-geral de Turismo Sustentável e Infância (TSI), Adelino Silva Neto, ao lado da ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes. Também estavam presentes Luiza Bairros, ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e o governador da Bahia, Jaques Wagner. O evento aconteceu na quinta-feira (16), no Centro Administrativo da Bahia. Em Salvador e no restante do Estado, o material de divulgação será distribuído nos blocos carnavalescos, aeroportos, redes hoteleiras, bares, restaurantes, rodoviárias e estradas. “A preocupação é que, nessa época, se acentua a exploração a crianças e adolescentes. Então, o alerta é dado desde a chegada dos turistas. Quem está vindo para cá, que venha brincar, mas respeite nossas crianças e adolescentes”, disse Jaques Wagner.

O secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, apoia a campanha. “Essa é uma campanha que tem todo o apoio da Secretaria de Turismo da Bahia, pois não há lugar melhor que o Carnaval da Bahia para defender uma causa tão nobre”, reitera.

A mobilização foi aderida por 19 estados. Entre eles, Santa Catarina, amplamente favorável à campanha da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência. De acordo com o presidente da Santa Catarina Turismo (Santur), Valdir Rubens Walendowsky, o estado trabalha em sintonia com o Ministério do Turismo desde que o projeto foi iniciado: “Estamos engajados no assunto há muito tempo. A Santur trabalha constantemente nesse tema”. Santa Catarina também já recebeu o material de divulgação, que será distribuído no aeroporto, rodoviárias e postos de informações turísticas.

De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, em 2011 foram registrados 866.088 atendimentos pelo Disque 100. O número é cinco vezes maior que os atendimentos realizados em 2010 (160.933). No ano passado, foram recebidas 91.932 denúncias, o triplo das registradas em 2010 (30.543). Desses, aproximadamente um terço corresponde a casos de violência sexual.

registrado em:
Fim do conteúdo da página