Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > CNT celebra o Dia Mundial do Turismo
Início do conteúdo da página

CNT celebra o Dia Mundial do Turismo

Em reunião do Conselho Nacional do Turismo ministro destaca a importância da atividade turística de base comunitária para a redução da desigualdade social
  • Publicado: Sábado, 27 de Setembro de 2014, 13h55
  • Última atualização em Sábado, 27 de Setembro de 2014, 13h53
44ª Reunião Ordinária do CNT

Autor:Ascom/MTur

44ª Reunião Ordinária do CNT

44ª Reunião Ordinária do CNT

Autor:Ascom/MTur

44ª Reunião Ordinária do CNT

Amanda Lavor

Turismo e desenvolvimento comunitário: este é o tema do Dia Mundial do Turismo este ano, definido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e comemorado neste sábado (27). Para celebrar a data, o Conselho Nacional do Turismo realizou sua 44ª Reunião Ordinária, em São Paulo, durante as atividades da 42ª Abav-Expo – Feira das Américas.

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, destacou o valor do turismo comunitário para o desenvolvimento das localidades e para a diminuição das desigualdades sociais. "O turismo de base comunitária, por meio da produção associada, é uma importante alavanca para incorporar grupos e destinos que não seriam beneficiados pelo turismo, levando o desenvolvimento econômico para estas regiões", disse.

De acordo com o ministro, o turismo é uma das economias que mais cresce em todo o mundo. E que embora já se tenha avançado bastante, há desafios na área de conhecimento do mercado, de novas tecnologias, produtos, destinos e modelos de negócio que estão surgindo.

Segundo o diretor executivo da OMT, Marcio Favilla, o turismo é um dos setores que mais gera emprego e renda para mulheres e jovens. "O turismo é a oportunidade do primeiro emprego para milhares de jovens e pessoas com talento empreendedor no Brasil. Em diversos países, o setor está sendo cada vez mais reconhecido como um pilar de crescimento econômico, como a China, por exemplo", disse.

O presidente em exercício da Embratur, Walter Ferreira, apresentou a proposta de um novo modelo de gestão para o órgão, com o objetivo de dar mais efetividade às ações e ampliar a promoção turística internacional. O vice-presidente do Fornatur, Cláudio Magnavita, falou sobre a expectativa em relação ao anuncio da 1ª Conferência Nacional de Turismo e sobre a importância da interlocução do ministério para viabilizar a representatividade de todos os estados durante a Feira da Abav.

A elaboração do Documento Referencial do Turismo 2015-2019, a revisão da Lei Geral do Turismo, a reestruturação do Fundo Geral do Turismo e as novas diretrizes para a política nacional de qualificação também foram discutidas na reunião. ​

shot

registrado em:
Fim do conteúdo da página