Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Fortaleza: sem medo da sexta-feira 13
Início do conteúdo da página

Fortaleza: sem medo da sexta-feira 13

Capital cearense completa hoje 286 anos com programação intensa
  • Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2012, 09h36
  • Última atualização em Sexta, 13 de Abril de 2012, 09h33

Brasília (DF) – Esta sexta-feira 13 não vai ser nada azarada para Fortaleza, que completa 286 anos com muita festa e temperatura máxima de 31ºC. A cidade que respira turismo, da Praia do Futuro à Barra do Ceará, tem sua economia também na indústria e no comércio. O Ceará é conhecido como o berço de grandes humoristas brasileiros. Isso ajuda a atrair turistas para suas cidades, principalmente a sua capital. Fortaleza enriquece com sorrisos, os rostos dos moradores e visitantes com apresentações diárias de humor.

Como presente, o Aterro da Praia de Iracema recebe nesta sexta-feira (13), a partir das 19h, show comemorativo com Paulinho da Viola e intérpretes locais. Durante o dia, a dica é a Caminhada Cultural, com saídas da Praça do Ferreira, no Centro, às 8h e 14h, na companhia de guias e turismólogos. O roteiro inclui mais de 50 atrações, como a Igreja Nossa Senhora do Rosário, o Palácio da Luz e o Forte Nossa Senhora da Função, que deu origem à cidade.

No Dia Internacional do Livro (22) a Feira do Livro Infantil de Fortaleza será montada no Passeio Público. Concluindo as celebrações, dia 29 acontece a bicicletada Pedala Fortaleza, saindo às 8h do Estádio Presidente Vargas, e passando por pontos como a Catedral de Fortaleza e o Theatro José de Alencar. Além disso, um trio elétrico irá animar os participantes enquanto explica a história de cada edifício.

Os fortalezenses formam uma população totalmente urbana, abençoada com belas praias de águas claras e mornas, sol forte, lindas paisagens com dunas, coqueiros e verdadeiros labirintos de falésias.

Aconselha-se a quem vai a Fortaleza procurar guias locais, porque além de conhecer a história de cada local, irá se divertir com os causos dos mesmos. Também é válido alugar um carro para conhecer as maravilhas mais afastadas.

Começando a visita pela parte cultural e histórica dessa cidade litorânea, vamos à Catedral de Fortaleza, Centro Cultural Dragão do Mar, com uma arquitetura original, curiosa e integrada, ao Teatro José de Alencar, um espetáculo por si só.

Depois hora de ir comprar artesanatos típicos da cidade, para isso vamos direto ao Mercado Central – um prédio moderno que abriga 559 boxes, além de farmácias e restaurantes; e a Antiga Cadeia Pública, que hoje abriga além de lojas, dois museus. Após as compras nada melhor que um passeio no calçadão da Beira-Mar, uma visita ao Forte de Nossa Senhora da Assunção (que deu origem ao nome da cidade) e observar o pôr-do-sol mais bonito da cidade com direito a visitas de golfinhos na Ponte dos Ingleses.

Os parques da cidade são muito bem representados pelo Parque do Cocó, que conta com 446 hectares e é um dos maiores parques localizados em área urbana da América do Sul. E o parque aquático Beach Park, que atrai turistas de todo o mundo proporcionando adrenalina, diversão, descanso e conforto com todos os seus atrativos.

No quesito praias, Fortaleza dá show. No norte da cidade, a Barra do Ceará atrai quem gosta de areia clara e fofa. A praia de Iracema é a preferida dos poetas e intelectuais. Contém um calçadão iluminado para caminhada, e diversos hotéis e pousadas em sua orla. Durante a noite, é muito movimentada.
Já a praia do Meireles, junto com a praia de Mucuripe, formam a chamada Beira-mar, e é nela que se concentram pescadores com suas barracas de peixes frescos, e escunas que levam os turistas para passeios em alto mar.

Por falar em badalação, a praia do Futuro, que fica a sete km do centro da cidade, conta com seis km de extensão e atendimento de primeira. Ali, piscinas, quadras para vôlei e futebol de areia, parques infantis, além de espaço para shows e eventos. É a preferida entre banhistas e surfistas.

GASTRONOMIA

Os pratos típicos são o forte das opções da cidade. Não faltam macaxeira, batata-doce, coco e milho. Com eles são feitos bolos, cuscuz, mungunzá, pamonha e pé-de-moleque. Com origem portuguesa, africana e de tribos indígenas, resultou-se numa mistura de sabores e aromas. O baião-de-dois, a panelada, a carne seca, o sarapatel e a buchada são alguns dos muitos exemplos. Frutas (em sua forma natural ou em suas derivações) e pratos com sabor de mar contam com lagostas, inúmeras variedades de peixes, camarões e caranguejos também garantem presença na mesa do fortalezense.

registrado em:
Fim do conteúdo da página