Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > A força turística que vem do sul
Início do conteúdo da página

A força turística que vem do sul

Se você gosta das praias catarinenses, é fã do barreado paranaense, dos vinhos e espumantes gaúchos chegou a hora de experimentar todos de uma só vez: é no 6º Salão do Turismo
  • Publicado: Domingo, 17 de Julho de 2011, 12h02
  • Última atualização em Domingo, 17 de Julho de 2011, 13h03

São Paulo, SP – Uma potência turística não se faz sem integração. Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná resolveram investir na promoção conjunta de suas belezas e atrativos na sexta edição do Salão do Turismo, que termina hoje no Anhembi, em São Paulo (SP). Cada estado apresentou o seu melhor: gastronomia, roteiros, artesanato, cultura, música, danças típicas.

Os roteiros gaúchos viraram atração para 21 operadoras de turismo do país. Os empresários centraram esforços na procura por produtos turísticos inovadores e na oferta turística qualificada, que contribuam para aumentar a permanência do visitante no estado.

A região das Missões, no noroeste gaúcho, seguida pelos cânions de Cambará do Sul, no extremo nordeste do estado, foram as mais procuradas, segundo Max Pinent, diretor do Departamento de Relações com o Mercado e Parcerias da Secretaria de Turismo do RS. “As operadoras estão buscando atrativos complementares à região da Serra. Onze agências de turismo locais vieram prontas, com pacotes formatados, para negociar com grandes operadoras. Tenho certeza de que vamos contabilizar bons negócios”, comemora Pinent.

Enquanto isso, na loja de artesanato de Santa Catarina, a designer de moda Denusa Demarchi batia recordes de vendas com a coleção de bolsas e carteiras trabalhadas em pele de tilápia. No início da manhã deste domingo (17), a um dia do fim da feira, os negócios já haviam superado os números de 2010: “até agora, foram R$ 10,3 mil”, calculou a empresária de Timbó (SC).

Do produto mais simples, carteiras de R$ 45, ao mais elaborado, bolsas que saem por R$ 390, todos divulgam um pouco da cultura litorânea de Santa Catarina. “A tilápia, embora seja um peixe de água doce, é muito usado na gastronomia do nosso estado. Também remete às nossas praias, que são lindas e todo mundo adora”, explicou Denusa. O uso de couro de peixe cultivado em criadouros em todo o território catarinense é estratégico, uma forma sustentável de produção. “O reaproveitamento dos resíduos da industria do pescado permitiu usar esse material que iria para o lixo e que nós transformamos em produto de luxo”.

Cataratas do Iguaçu
Foi preciso um pequeno esforço dos paranaenses para promover as Cataratas do Iguaçu, atrativo turístico finalista do concurso As Sete Novas Maravilhas da Natureza, organizada pela Fundação New 7 Wonders. O apoio dos visitantes engrossou a passeata promovida pelos secretários do Paraná, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul, dentro do Anhembi e os dez mil panfletos promocionais que pediram votos para as Cataratas esgotaram rapidamente.

Famílias, grupos de jovens, casais idosos e crianças se aglomeravam em frente a um painel fotográfico que exibia a imagem das Cataratas. Para posar e fazer um registro, bastava vestir a capa de chuva – que tradicionalmente protege os visitantes da água que respinga das fortes quedas – e sorrir, deixando evidente a vontade de conhecer o famoso conjunto de 275 quedas.

O sucesso do ponto turístico não é para menos: em 2010, 1 milhão de visitantes estiveram no Parque Nacional do Iguaçu para visitar as Cataratas, que ficam na fronteira entre Brasil e Argentina, na cidade de Foz do Iguaçu (PR).

Segundo Gilmar Piolla, coordenador do comitê de apoio à campanha das Cataratas no concurso, a votação será encerrada em 11 de novembro. Em breve, brasileiros de todos os estados poderão votar também via SMS. “Nessa nova campanha nacional, as pessoas poderão votar quantas vezes quiserem por um número único que será criado para todas as operadoras de telefonia celular do país”, explicou Piolla. Os votantes concorrerão a 100 viagens para Foz do Iguaçu.

Neste domingo (17), o site oficial da seleção informa que as Cataratas do Iguaçu estão entre os atrativos que apresentam tendência a melhorar a posição no ranking de mais votados, de acordo com as últimas votações. Para votar, acesse www.new7wonders.com.

registrado em:
Fim do conteúdo da página