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Por dentro do SBClass: conheça as estrelas de um resort

O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem é um passo importante para o avanço do turismo nacional. Você sabe que requisitos um resort deve atender para solicitar as estrelas?
  • Publicado: Quarta, 10 de Outubro de 2012, 08h28
  • Última atualização em Quarta, 10 de Outubro de 2012, 08h28

Brasília (DF) – O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), uma parceria do Ministério do Turismo com o Inmetro, apresenta sete categorias que estão aptas a solicitar estrelas de acordo com os serviços proporcionados ao cliente. No caso de um resort, o empreendimento pode ter quatro ou cinco. É indispensável oferecer infraestrutura para lazer e entretenimento, como atividades físicas, recreação e convívio com a natureza.

Um resort com a marca quatro estrelas deve ter um mínimo de dois bares, duas piscinas, dois restaurantes (com cardápios diferentes) e seis serviços acessórios, como salão de beleza, serviço de babá, loja de conveniência, locação de automóveis e agência de turismo. Além disso, são necessários sala de ginástica e musculação, sauna e camas com colchões com dimensões superiores ao padrão nacional. Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade e gerenciamento de resíduos sólidos também são obrigatórios.

Para obter cinco estrelas, os estabelecimentos devem ter manter as principais características e oferecer três piscinas, três bares e três restaurantes, um deles com cozinha regional ou típica. Os turistas também devem ter à disposição um mínimo de seis serviços acessórios. Atividades de revitalização e relaxamento, como pedras quentes e banhos aromáticos, são outras previstas na lista de requisitos.

O SBClass
O SBClass é uma parceria do Ministério do Turismo com o Inmetro e autoriza o uso de estrelas para sete tipos de empreendimentos: hotel, hotel fazenda, cama e café, resort, hotel histórico, pousada e flat/apart-hotel. Eles devem atender determinados requisitos para adquirir de uma a cinco estrelas, de acordo com as condições de infraestrutura, equipamentos, serviços oferecidos aos hóspedes e práticas de sustentabilidade. Confira aqui mais informações.

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