Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Cachoeiras tornam destinos turísticos mais atraentes
Início do conteúdo da página

Cachoeiras tornam destinos turísticos mais atraentes

Em abundância pelo Brasil, cachoeiras podem ser encontradas em diversos roteiros de de natureza. O segmento é o que mais cresce no mundo, de acordo com a Organização Mundial do Turismo
  • Publicado: Quinta, 13 de Fevereiro de 2014, 13h08
  • Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2014, 13h02

As cachoeiras possuem um forte apelo para os turistas, como revela um estudo da Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, encomendado pelo Ministério do Turismo. Estima-se que 46% dos turistas brasileiros valorizem cachoeiras, rios e mares como as principais riquezas do país.

A constatação é uma excelente notícia para o turismo brasileiro. O país tem algumas das maiores e mais belas cachoeiras do mundo. Entre elas, as cataratas de Foz do Iguaçu (PR), terceiro destino mais visitado por turistas estrangeiros, além de Salto Yacumã (RS), a maior cachoeira em extensão do planeta (1.800 metros). Destacam-se ainda as cachoeiras de Parques Nacionais, como as Chapadas dos Veadeiros (GO), dos Guimarães (MT) e Diamantina (BA).

O turismo de natureza, ou ecoturismo, é o que mais cresce no mundo (entre 15% e 25% ao ano), de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), à frente dos destinos de sol e praia e de negócios. Uma parcela considerável dos estrangeiros (21%) vêm ao Brasil motivados pelo contato com as belezas naturais do país, conforme mostra com o último estudo de Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo.

Esse movimento também pode ser notado fora do país. As viagens de aventura, ecoturismo e natureza representam 26,26% de todas as viagens turísticas internacionais no mundo, de acordo com dados de uma associação americana que monitora o setor, a World Travel Trade Association.

As cachoeiras, no entanto, podem oferecer riscos – e os turistas devem estar atentos a medidas de segurança. O programa Viaje Legal, um guia de informações e dicas ao viajante brasileiro, do MTur, recomenda que a prática de turismo de aventura seja orientada por condutores e empresas especializadas no segmento.

“As cachoeiras podem ser ótimas fontes de lazer, mas oferecem riscos aos banhista ou praticantes de esportes de aventura”, afirma o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz. Agências e profissionais contratados para atividades de ecoturismo ou aventura devem estar inscritos no Cadastur, um registro do Ministério do Turismo para empresas e profissionais que atuam na área.

Hoje o Brasil lidera um processo inédito de certificação em turismo de aventura. O país já possui 17 normas técnicas validadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que podem ser acessadas gratuitamente a partir de um cadastro no site 

As empresas certificadas conforme as normas contribuem para o aumento dos níveis de segurança para o turista, previnem acidentes e estimulam a prática segura e responsável das atividades, promovendo a expansão do segmento no Brasil.

Clique aqui e ouça fala do secretário Vinícius Lummertz sobre o potencial do país em belezas naturais e a importância do turismo à geração de emprego e renda

Assessoria de Comunicação Social - Ascom/MTur
Telefone: (61) 2023-7055
e-mail: imprensa@turismo.gov.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página