Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Exploração sexual infantil é tema de bate-papo online
Início do conteúdo da página

Exploração sexual infantil é tema de bate-papo online

Ministros do Turismo e da Secretaria de Direitos Humanos debatem na internet estratégias para usar o Carnaval na divulgação de ações para preservar os direitos das crianças e adolescentes
  • Publicado: Terça, 03 de Fevereiro de 2015, 15h45
  • Última atualização em Terça, 03 de Fevereiro de 2015, 15h45

Diana Leiko

O Ministério do Turismo (MTur) e a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República promovem, no dia 6 de fevereiro (sexta-feira), às 9h, um hangout de lançamento da campanha “Proteja - Não Desvie o Olhar”. A ação tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos da população infanto-juvenil, especialmente nesse período de grande movimentação turística no Brasil. De acordo com o Ministério do Turismo, o Brasil deve registrar uma movimentação de cerca de 6,8 milhões turistas brasileiros atraídos por trios elétricos, blocos e desfiles de rua.

Com participação aberta aos usuários da rede, a videoconferência terá a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lages, e da ministra da SDH/PR, Ideli Salvatti. Para acompanhar, clique aqui.

A campanha vai abordar o enfrentamento a diversas violações, como a violência sexual, os maus tratos e a negligência. A ação destaca, ainda, o Disque 100 como o principal canal de denúncias, além dos conselhos tutelares.

O engajamento da sociedade, segundo os porta-vozes, é essencial para eliminar o crime, considerado hediondo desde 2014.  Quase meio milhão de denúncias de violação a crianças e adolescentes foram registrados nos últimos quatro anos no país, de acordo com dados do governo federal. Elas são encaminhadas aos conselhos tutelares e às polícias Civil e Militar. Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Infância e Juventude avaliam e repassam para o acompanhamento das promotorias de infância.

Durante a Copa do Mundo, grande parte das ocorrências foram registradas pelo celular por meio do aplicativo Proteja Brasil, um canal direto que ajuda os usuários a identificar e a denunciar as violações de direitos da criança e do adolescente. Foram realizados mais de 14 mil downloads nas plataformas App Store e Android e 642 ligações diretas pela ferramenta durante os dias do mundial de futebol.

ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO

O Programa Turismo Sustentável e Infância, criado em 2004, tem por objetivo sensibilizar a sociedade civil e profissionais do setor, como garçons, taxistas e representantes da rede hoteleira sobre as estratégias de prevenção e enfrentamento à exploração sexual infantil no turismo. Em 2014, ações presenciais de ampla repercussão foram a principal ferramenta do Ministério do Turismo. Adelino Silva Neto, coordenador-geral de Proteção à Infância (TSI) do MTur, visitou 22 capitais brasileiras e mobilizou mais de duas mil pessoas. Ao longo de 2015, as palestras deverão ser realizadas em 23 dos 65 destinos indutores, incluindo as comunidades pacificadas no Rio de Janeiro.

“É dever do Estado, da família e da sociedade a proteção integral das nossas crianças e adolescentes e o Ministério do Turismo assumiu o compromisso da prevenção e enfrentamento a esse crime hediondo", afirma Adelino.

Ouça aqui comentário de Adelino Neto sobre a importância de campanhas de conscientização na área.

SERVIÇO

Hangout lançamento campanha “Proteja - Não Desvie O Olhar”.

Quando: 06/02

Horário: 9h

Como: acesse o post no Google+ e confirme a participação. As vagas são limitadas. O internauta também pode assistir ao bate-papo pelo YouTube.

Hangout é uma ferramenta de videoconferência da rede social Google+ que permite transmissões ao vivo. Os internautas podem interagir com os convidados enviando perguntas e comentários pelas redes sociais usando a hashtag #HangoutMTur ou deixando mensagens nos perfis do MTur no Twitter, Facebook, Google+ ou YouTube.

shot

registrado em:
Fim do conteúdo da página