Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Campo Grande é premiada por evolução em serviços e equipamentos turísticos
Início do conteúdo da página

Campo Grande é premiada por evolução em serviços e equipamentos turísticos

Ministério do Turismo avalia e reconhece municípios com maior evolução no Índice de Competitividade do Turismo Nacional
  • Publicado: Terça, 16 de Dezembro de 2014, 12h30
  • Última atualização em Terça, 16 de Dezembro de 2014, 12h30

Campo Grande conquistou posição de destaque no Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014. A capital do Mato Grosso do Sul foi premiada nesta terça-feira (16), em Brasília, por registrar a maior evolução no quesito Serviços e Equipamentos Turísticos do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014, pesquisa do Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae Nacional e a Fundação Getúlio Vargas. A série histórica do levantamento, que começou em 2008, avalia anualmente o nível de desenvolvimento de 65 destinos brasileiros considerados indutores do turismo regional. A pesquisa mede avanços em 13 variáveis relacionadas à atividade turística.

A pontuação neste quesito considera critérios relacionados à capacidade de atendimento da rede hoteleira, do turismo receptivo e dos restaurantes. Avalia também a sinalização turística, os centros de atendimento ao turista, a estrutura de qualificação para o turismo, os espaços para realização de eventos, entre outros. "Estamos premiando não as maiores notas, mas sim os destinos que conseguiram avançar em projetos relevantes para suas regiões e, por meio deles, aumentar sua competitividade no mercado do turismo", explica o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

Campo Grande avançou 10,6 pontos, passando de 68,7 para 79,3, alcançando o sétimo lugar no ranking da variável Serviços e Equipamentos Turísticos. No índice brasileiro de competitividade, a cidade aparece na 23ª posição, entre as 65 capitais e não capitais monitoradas.

A evolução de Campo Grande foi conquistada por meio do incremento da sinalização turística, da oferta de serviços de receptivo e de cursos regulares em áreas ligadas ao setor. A melhoria na estrutura e aumento de oferta de espaços de eventos e convenções, com destaque para o Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, e a existência de centros de atendimento ao turista no destino também pontuaram a favor da capital sul-mato-grossense.

Outros fatores decisivos para o aumento na nota foram a disponibilidade de acesso à internet na maioria dos hotéis, a oferta variada dos serviços de receptivo (city tour, passeios para destinos do entorno, atividades de aventura), inclusive em outros idiomas. Campo Grande possui também disponibilidade de guias de turismo registrados no cadastro do Ministério do Turismo (Cadastur).

ÍNDICE GERAL - O primeiro relatório do Índice de Competitividade do Turismo Nacional foi apresentado em 2008. Trata-se de uma metodologia que gera indicadores de desenvolvimento em 13 dimensões ligadas à atividade turística.: Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Ambientais, Marketing, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento, Aspectos Sociais e Aspectos Culturais. A versão de 2014 é a sexta da série histórica.

Clique aqui para ouvir comentário do ministro Vinicius Lages sobre a importância da elaboração do índice.

shot

registrado em:
Fim do conteúdo da página