Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > GT Ferroviário coloca lenha na caldeira
Início do conteúdo da página

GT Ferroviário coloca lenha na caldeira

Grupo quer acelerar análise de projetos de trens turísticos
  • Publicado: Terça, 17 de Janeiro de 2012, 17h27
  • Última atualização em Terça, 17 de Janeiro de 2012, 17h25

Brasília (DF) - O Grupo de Trabalho de Turismo Ferroviário deliberou nesta terça (17), em reunião em Brasília, pela criação de três comissões para dar celeridade ao processo de análise de projeto de trens turísticos e culturais no País. Os grupos vão tratar das questões relacionadas à destinação do patrimônio da extinta Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA) e à operação dos trechos ferroviários.

No que se refere à operação, serão tratadas questões como regulamentação dos serviços, incentivos, composição de tarifas, investimentos públicos e privados, entre outros. O GT busca também meios de facilitar o repasse, por meio de instrumentos legais, do patrimônio móvel e imóvel da RFFSA, tais como vagões, locomotivas, móveis, estações ferroviárias, entre outros.

Durante a reunião, foram abordados também assuntos como a operação de novas linhas pela iniciativa privada, a formatação do projeto de cruzeiros ferroviário, a intermodalidade com roteiros que envolvam vários meios de transportes.

A próxima reunião do GT, ainda sem data definida, será realizada no Rio de Janeiro, onde opera um dos trens turísticos de maior movimentação de passageiros do Brasil. O Trem do Corcovado, concessão federal, transporta quase 300 pessoas por hora e vai ampliar sua capacidade para 615 passageiros/hora com investimentos de R$ 64 milhões.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página