Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Brasil e África do Sul firmam aliança no turismo
Início do conteúdo da página

Brasil e África do Sul firmam aliança no turismo

Documento assinado pelos países nesta quarta-feira (24) prevê troca de informações e experiências e combate à exploração sexual de crianças no turismo
  • Publicado: Quarta, 24 de Setembro de 2014, 13h12
  • Última atualização em Quarta, 24 de Setembro de 2014, 13h11
O ministro Vinicius Lages, e o ministro do Turismo da África do Sul, Derek Hanekom

Autor:Ascom/MTur

O ministro Vinicius Lages, e o ministro do Turismo da África do Sul, Derek Hanekom

Amanda Lavor

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, e o ministro do Turismo da África do Sul, Derek Hanekom, assinaram nesta quarta-feira (24) um memorando de entendimento para cooperação turística, com ações de longo e médio prazo entre os países. A assinatura foi firmada no estande do Ministério do Turismo, durante as atividades da 42ª Abav Expo.

Uma das resoluções propostas no memorando é o trabalho em conjunto na implementação do Código de Ética Mundial do Turismo, particularmente no combate à exploração sexual de crianças no turismo. Os países devem se comprometer a combater atividades que possam envolver a exploração sexual de crianças, assim como outras que afetem a dignidade humana.

Os países também devem compartilhar informações sobre programas, promoção e marketing, além de treinamentos e intercâmbio de especialistas e estimular seus cidadãos a visitar o território do outro país, favorecendo o intercâmbio e aprimorando o conhecimento da cultura, modo de vida e história de cada um.

Em reunião, o ministro Vinicius Lages ressaltou que a troca de experiências renderá bons frutos, principalmente devido às similaridades entre os dois países. "Um dos desafios em comum é a distância que o Brasil e África do Sul tem entre os seus principais países emissores de turistas. Queremos aprender com a experiência da sul-africana, que atraiu mais de nove milhões de turistas estrangeiros em 2012", disse.

O ministro sul-africano disse que seu país deve aprender com as experiências brasileiras no setor turístico, que se fortaleceram, segundo ele, após a promoção de grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. 

O Ministério do Turismo vem realizando uma série de encontros de mobilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. Os encontros já mobilizaram, diretamente, cerca de 1,5 mil multiplicadores, entre guias de turismo, agentes de saúde, estudantes, policiais, educadores, representantes de organizações, empresários de hotéis, bares e restaurantes, entre outros.

A 42ª Feira da ABAV está sendo realizada no Anhembi, em São Paulo, até domingo (28).

Clique aqui para ouvir comentário do ministro Vinicius Lages sobre os objetivos da iniciativa.

shot

registrado em:
Fim do conteúdo da página