Brasil e África do Sul firmam aliança no turismo

Autor:Ascom/MTur
O ministro Vinicius Lages, e o ministro do Turismo da África do Sul, Derek Hanekom
Amanda Lavor
O ministro do Turismo, Vinicius Lages, e o ministro do Turismo da África do Sul, Derek Hanekom, assinaram nesta quarta-feira (24) um memorando de entendimento para cooperação turística, com ações de longo e médio prazo entre os países. A assinatura foi firmada no estande do Ministério do Turismo, durante as atividades da 42ª Abav Expo.
Uma das resoluções propostas no memorando é o trabalho em conjunto na implementação do Código de Ética Mundial do Turismo, particularmente no combate à exploração sexual de crianças no turismo. Os países devem se comprometer a combater atividades que possam envolver a exploração sexual de crianças, assim como outras que afetem a dignidade humana.
Os países também devem compartilhar informações sobre programas, promoção e marketing, além de treinamentos e intercâmbio de especialistas e estimular seus cidadãos a visitar o território do outro país, favorecendo o intercâmbio e aprimorando o conhecimento da cultura, modo de vida e história de cada um.
Em reunião, o ministro Vinicius Lages ressaltou que a troca de experiências renderá bons frutos, principalmente devido às similaridades entre os dois países. "Um dos desafios em comum é a distância que o Brasil e África do Sul tem entre os seus principais países emissores de turistas. Queremos aprender com a experiência da sul-africana, que atraiu mais de nove milhões de turistas estrangeiros em 2012", disse.
O ministro sul-africano disse que seu país deve aprender com as experiências brasileiras no setor turístico, que se fortaleceram, segundo ele, após a promoção de grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
O Ministério do Turismo vem realizando uma série de encontros de mobilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. Os encontros já mobilizaram, diretamente, cerca de 1,5 mil multiplicadores, entre guias de turismo, agentes de saúde, estudantes, policiais, educadores, representantes de organizações, empresários de hotéis, bares e restaurantes, entre outros.
A 42ª Feira da ABAV está sendo realizada no Anhembi, em São Paulo, até domingo (28).
Clique aqui para ouvir comentário do ministro Vinicius Lages sobre os objetivos da iniciativa.