Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Pronatec qualifica municípios do entorno dos Parques Nacionais
Início do conteúdo da página

Pronatec qualifica municípios do entorno dos Parques Nacionais

Com foco no desenvolvimento turístico, Ministério do Turismo treina representantes de 94 municípios brasileiros para levarem o programa às suas comunidades
  • Publicado: Sexta, 12 de Setembro de 2014, 08h59
  • Última atualização em Sexta, 12 de Setembro de 2014, 08h58

Nesta quinta-feira (11) foi realizada, em Brasília, mais uma etapa do treinamento dos 94 municípios que ingressaram no Pronatec Turismo Desenvolvimento Local, que tem como foco o desenvolvimento de comunidades localizadas no entorno de 12 Parques Nacionais.

A meta é qualificar artesãos, produtores locais e agricultores familiares que atuam no setor turístico para lidar com o aumento de turistas na região. São cerca de 200 cursos, como açaicultor, criador de peixe, marisqueiro, ceramista, fundidor de jóias e tecelão, que serão definidos pelas secretarias ou órgãos de Turismo locais, de acordo com a demanda de cada município.

Participaram do treinamento os representantes das secretarias municipais e estaduais de turismo, responsáveis pela organização da demanda por cursos, formatação das turmas e realização das pré-matrículas dos alunos.

A cidade de Barreirinhas (MA), porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, foi uma das contempladas pelo programa. A expectativa é que produtores locais que já possuem potencial tenham suas técnicas aprimoradas para atender aos turistas que visitam as dunas e lagoas naturais do parque.

“Em Pernambuco, o objetivo é aumentar o desenvolvimento turístico e ampliá-lo para o interior do estado”, disse o gestor de qualificação da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), Breno Krause, que esteve no treinamento. 

Os cursos, que devem começar a partir do ano que vem, são gratuitos e oferecidos em parceria com o Senac, Sest/Senat, Senai, Senar e Institutos Federais e Estaduais de Ensino.

Ouça aqui comentário do ministro do Turismo, Vinicius Lages, sobre a importância da qualificação profissional na área.

Pronatec Turismo - Inicialmente criado para atender a demanda turística da Copa do Mundo, o Pronatec Turismo matriculou 167 mil pessoas em 120 municípios brasileiros. “Com o término do mundial o programa terá continuidade, com uma nova listagem de cursos e atendendo 214 municipios”, disse a coordenadora do programa, Paloma Salomão. Estima-se que cem mil vagas devam ser ofertadas até 2016.

Os quatro eixos do Pronatec Turismo são:

·        Pronatec Turismo: qualificação de pessoas para suprir a necessidade de profissionais em cada município participante do programa;

·        Pronatec Turismo na Empresa: aperfeiçoamento profissional de quem já trabalha no setor de turismo, preferencialmente no local de trabalho e nos horários mais convenientes para o empresário;

·        Pronatec Turismo Social: qualificação de jovens egressos do Projeto ViraVida do SESI, e seus familiares, que pretendem entrar para o mercado de trabalho no setor de turismo;

·        Pronatec Turismo Desenvolvimento Local: aperfeiçoamento profissional de pessoas que exercem atividades produtivas associadas ao turismo.

Assessoria de Comunicação Social - Ascom/MTur
Telefone: (61) 2023-7029/7064
e-mail: imprensa@turismo.gov.br

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página