Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Sorteio da Copa define cenário turístico para o mundial
Início do conteúdo da página

Sorteio da Copa define cenário turístico para o mundial

Ministério do Turismo vai trabalhar em parceria com estados e municípios para preparar as cidades para o evento
  • Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2013, 16h10
  • Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2013, 16h08

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, acompanhou a presidenta, Dilma Rousseff, no sorteio dos jogos da Copa do Mundo de 2014, na Costa do Sauípe, na Bahia, nesta sexta-feira (6). A escolha dos grupos definiu as seleções da primeira fase da Copa do Mundo de 2014. As informações sobre os locais das partidas e os países que se enfrentarão são essenciais para estimar a quantidade de turistas e o uso de meios de hospedagem e transporte.

As seleções da Croácia, do Camarões e do México foram selecionados para enfrentar a seleção brasileira na primeira fase. "Agora, com a definição dos grupos para a Copa do Mundo, temos um cenário mais concreto que nos permite avançar no trabalho de preparação junto com as cidades-sede. Estou convicto que o evento será um sucesso", afirmou o ministro Gastão Vieira.

O objetivo do Ministério do Turismo é ajudar estados e municípios a oferecerem serviços e roteiros adequados nas sedes e arredores para os mais diversos perfis com base nas seleções que irão jogar e o público que será atraído para cada local. “Esta será a Copa das Copas”, disse a presidenta Dilma Rousseff, durante o sorteio dos jogos no Brasil.

No mês passado, representantes do MTur e das 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 discutiram o plano operacional para organizar, ampliar e divulgar programas de hospedagem alternativa durante o megaevento. “Desejamos dar oportunidade para aqueles que não podem se hospedar em hotéis. Sem a participação das cidades-sede é impossível fazer qualquer plano de hospedagem alternativa. Temos que planejar em conjunto”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira, na abertura do encontro.

Estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em parceria com o ministério, mapeou cerca de 60 mil leitos de hospedagem alternativa nas 12 sedes, entre albergues, pensões de hospedagem (como o programa Cama e Café), motéis e aluguel para a temporada.

Clique aqui para ouvir declaração do ministro Gastão Vieira sobre a importância da oferta de hospedagens alternativas e como o MTur atuará no setor.
 
Assessoria de Comunicação Social - Ascom
Telefone: (61) 2023-7055
e-mail: imprensa@turismo.gov.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página