Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Viva Ciranda: crianças aprendem na prática
Início do conteúdo da página

Viva Ciranda: crianças aprendem na prática

Por meio do projeto de turismo pedagógico, crianças de escolas públicas e privadas de Joinville (SC) participam de atividades educativas e recreativas em propriedades rurais locais
  • Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2011, 15h37
  • Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2011, 15h37

Brasília, DF – “Quando estávamos na floresta se ficássemos quietinhos ouvíamos os passarinhos.” “Tinha grama e podíamos brincar de pega-pega descalço.” “Aprendemos a pegar o pólen da flor e passar na outra flor na esponja e assim nascia outro botão.” Esses são depoimentos de alunos de escolas públicas e particulares de Joinville (SC) que, ao vivenciar o modo de vida do campo, aprenderam na prática a teoria da sala de aula. A ação faz parte do projeto de turismo pedagógico, Viva Ciranda, desenvolvido pela Fundação Turística de Joinville, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur).

Por meio do projeto, os alunos participam de atividades pedagógicas em propriedades rurais localizadas nas regiões do Piraí, Dona Francisca, Quiriri, Estrada da Ilha e Estrada Bonita. A ideia é aprimorar o conhecimento de crianças e adolescentes e agregar novos saberes relacionados à realidade rural. E, ainda, estimular o desenvolvimento local e favorecer a sustentabilidade das áreas rurais.
 
“Quando eu fui ao Vale das Nascentes eu fiquei encantada com aquele lugar. É lindo! Eu adoraria ir lá de novo!”, ressaltou a jovem Gabriela Stadelhofer, 10 anos. Nas propriedades, são propostas atividades educativas e recreativas referentes ao meio ambiente e à agricultura, como conhecer nascentes de rios e aprender sobre uso racional da água e educação ambiental; tratar e alimentar animais; colher legumes na horta para a refeição.
 
Segundo o supervisor da Escola Municipal Doutor Hans Dieter Schimdt, Reginaldo Rodrigues, o projeto Viva Ciranda oportuniza aos alunos irem da teoria da sala de aula à prática nas propriedades rurais. “Desde as saídas da escola, o trajeto até chegar às propriedades rurais, tudo é aprendizado”, enfatiza Rodrigues.
 
Para Karina Salles, do Departamento de Qualificação e Certificação e de Produção Associada ao Turismo, “ações como essa de fortalecimento do turismo pedagógico de base comunitária contribuem para a diversificação da oferta turística da região e, ainda, para o desenvolvimento econômico, social e cultural”.
 
Para mais informações acesse www.turjoinville.com.br/vivaciranda .
 
Turismo pedagógico em pauta - Para debater as oportunidades e as experiências nacionais e internacionais do turismo pedagógico, será realizado, por meio do projeto, em 10 e 11 de outubro, na Universidade Univille, em Joinville (SC), o “Seminário de Turismo Pedagógico de Base Comunitária”.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página