Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Turismo acessível é atração da Reatech 2012
Início do conteúdo da página

Turismo acessível é atração da Reatech 2012

Feira de acessibilidade mostra equipamentos para portadores de deficiências
  • Publicado: Quinta, 12 de Abril de 2012, 17h11
  • Última atualização em Quinta, 12 de Abril de 2012, 17h06

Brasília (DF) - A cidade de Socorro (SP), eleita ‘destino-referência’ em Turismo de Aventura Especial pelo Ministério do Turismo, leva equipamentos inovadores para a 11ª Feira Internacional de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech 2012), que começou nesta quinta-feira (12) na capital paulista. O objetivo é mostrar que o mercado de turismo adaptado cresce e se moderniza a passos largos no Brasil.

Equipamentos adaptados - desenvolvidos especialmente para portadores de deficiência que praticam tirolesa, cavalgada, rafting e rapel - estão entre as principais atrações do evento. Segundo pesquisa realizada pela Reatech 2011, 32% dos visitantes foram à feira para identificar novas tecnologias acessíveis.

O Ministério do Turismo participa do evento com atendimento ao público, no estande do governo federal, e distribuição de informativo sobre Turismo Acessível. A ação é fruto de parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

A representante da Coordenação-Geral de Segmentação do MTur no evento, Ângela Inazaki, distribui cartilhas com recomendações do ministério para preparar destinos turísticos brasileiros para receber pessoas com mobilidade reduzida ou necessidades especiais. “Promover a incorporação de segmentos especiais de demanda ao mercado interno, em especial os idosos, os jovens e as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida” é um das diretrizes do Plano Nacional de Turismo.

Cerca de 48 mil visitantes são esperados para o evento que segue até domingo (15) com entrada gratuita, no Centro de Exposições Imigrantes. Promovido e organizado pelo Grupo ‘Cipa Fiera Milano’, oferece planta em braile e piso tátil com guia. Este ano, 300 expositores apresentam novidades em tecnologias, produtos e serviços em áreas como artes, turismo, moda, esporte e saúde. Oficinas, encontros científicos, palestras, arena para esportes radicais, jogos, exposições, desfiles e núcleos de debates movimentam o evento.

José Roberto Sevieri, diretor de operações do grupo organizador do evento, afirma que a Reatech é a segunda maior feira especializada em acessibilidade do mundo e seu sucesso já foi exportado para o exterior. “Em maio deste ano acontecerá a I Reatech em Milão, e em março de 2013, a feira estará em Cingapura”, comemora. Segundo ele, o setor de reabilitação e novas tecnologias para portadores de deficiências já movimenta R$ 1,5 bilhão no país, ao ano.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, 6,7% da população brasileira declararam possuir alguma deficiência severa. Em 2005, o instituto divulgou que aproximadamente 14,5% dos brasileiros apresentaram algum tipo de incapacidade para enxergar, ouvir ou locomover-se, ou outra deficiência física ou mental.

SERVIÇO
11ª Feira Internacional de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (REATECH 2012)
Funcionamento: 13/04 – das 13h às 21h, 14 e 15/04 – das 10h às 19h
Haverá transporte gratuito da estação Jabaquara do Metrô. As vans sairão da Rua Nelson Fernandes, nº 400, entre 8h e 21h30.

COM INFORMAÇÕES DA REATECH 2012

registrado em:
Fim do conteúdo da página