Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Brasil entre as três maiores economias do turismo no mundo
Início do conteúdo da página

Brasil entre as três maiores economias do turismo no mundo

Planejamento Estratégico do Ministério do Turismo para o quadriênio 2012-2015 traça metas para o setor
  • Publicado: Segunda, 30 de Abril de 2012, 00h25
  • Última atualização em Segunda, 30 de Abril de 2012, 12h23

Brasília (DF) - O Ministério do Turismo (MTur) divulgou o Planejamento Estratégico para o quadriênio de 2012-2015 e o Plano de Ação para o exercício de 2012 no Diário Oficial da União. As iniciativas e ações, indicadores de desempenho e metas foram estruturados de acordo com o Plano Plurianual da União (PPA). O documento registra, como visão da pasta, “posicionar o Brasil como uma das três maiores economias turísticas do mundo até 2022”. Atualmente, o país está posicionado na sexta colocação.

Coordenado pela Secretaria-Executiva do MTur, o Planejamento Estratégico define metas e indicadores de desempenho com foco no desenvolvimento do turismo sustentável brasileiro. A missão inclui a geração de emprego e renda, tendo a preocupação com a inclusão social, redução das desigualdades regionais e preservação do meio ambiente.

“Desenvolvemos uma ferramenta de monitoramento que permite acompanhar o desempenho de cada uma das áreas estratégicas do ministério. Trata-se de uma metodologia fundamental para a profissionalização da gestão da política pública”, explica o secretário-executivo do MTur, Vadir Simão.

O Plano de Ação de 2012 tem como meta a ampliação da participação do turismo na economia brasileira. A execução das iniciativas e ações será avaliada mensalmente pela Secretaria-Executiva por meio de um sistema eletrônico de monitoramento. “Queremos garantir a aplicação de recursos públicos com eficiência e transparência, promovendo soluções integradas de tecnologia e comunicação”, afirma o ministro Gastão Vieira.

O debate sobre o planejamento estratégico teve início em dezembro de 2011, no evento FuTURo – Cuidando do Turismo do Brasil, que reuniu servidores do ministério e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Na ocasião foram distribuídos questionários para os participantes colaborarem na elaboração do documento. Os valores organizacionais escolhidos pelos próprios servidores foram: ética, respeito, transparência, comprometimento e trabalho em equipe.

registrado em:
Fim do conteúdo da página