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Pasta é eficiente na resposta ao cidadão

De acordo com dados da ouvidoria, MTur atendeu 392 demandas em metade do tempo previsto pela lei de Acesso à Informação
  • Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2013, 09h15
  • Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2013, 09h14

O Ministério do Turismo atendeu 392 demandas pela Lei de Acesso à Informação. Conforme a legislação, a ouvidoria do MTur tem 20 dias para atender as demandas, mas está respondendo às dúvidas dos cidadãos na metade do tempo, em uma média de nove dias.

Os pedidos de informação que chegaram ao MTur diminuíram de 69, em janeiro, para 34, em abril, e 28, em julho. “Podemos atribuir essa queda à transparência que o ministério tem dado às suas ações”, explica o ouvidor José Raimundo Machado.

De acordo com o Relatório da Controladoria Geral da União, a maior parte das demandas são de pessoas físicas (92%) e o tema turismo aparece na maioria dos pedidos (95%). Os dados se referem às solicitações de maio do ano passado a agosto deste ano.

O grau de instrução dos cidadãos que procuram o ouvidoria é alto. A maioria tem ensino superior completo (50%) e pós-graduação (17%). Uma parcela menor (13%) têm ensino médio e cerca de 11% são estudantes. “Quanto mais educada for uma população, maior é o grau de cobrança do Estado”, afirma o ouvidor Machado.

Os homens têm sido mais ativos que as mulheres na solicitação de informações. Eles correspondem a 64% das demandas e as mulheres, a 29%. Quanto ao estado de origem dos pedidos, a maior parte vem do DF (138 pedidos) e de São Paulo (67 pedidos).  A Lei de Acesso à Informação foi publicada em novembro de 2011.

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