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Turismo adere ao sistema de ouvidorias do Executivo

Plataforma será mais uma opção ao cidadão, que pode acompanhar o andamento de suas demandas
  • Publicado: Quinta, 07 de Mai de 2015, 08h26
  • Última atualização em Quinta, 07 de Mai de 2015, 08h25

Por Carolina Valadares

O Ministério do Turismo (MTur) aderiu a um novo canal para receber as demandas que chegam pela Ouvidoria. Trata-se do e-OUV, o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal, lançado no ano passado. Por meio dele, qualquer cidadão poderá registrar suas dúvidas, sugestões e reclamações. No site do Ministério, o link para o sistema está disponível na parte inferior da página; sendo um dos itens de “Fale com o MTur”.

Até o momento o Ministério do Turismo atendia o cidadão apenas pelo e-mail ouvidoria@turismo.gov.br e pelo 0800 200 8484, opção 7, que continuam em operação. A adesão ao novo sistema foi uma recomendação da Ouvidoria Geral da União, ligado a Controladoria Geral da União. No ano passado, a ouvidoria do MTur registrou 3.416 atendimentos.

A manifestação no e-OUV pode ser anônima ou identificada. Neste último caso, ao final do registro, será gerado um número de protocolo, que permite ao usuário consultar o andamento da demanda. As respostas podem ser acessadas no próprio sistema ou recebidas por e-mail. Não é necessário se cadastrar, porém, ao fornecer os dados pessoais, o cidadão terá acesso ao histórico de suas manifestações. Mesmo se o órgão federal não tiver aderido ao e-OUV, será possível encaminhar a demanda por meio dele.

Para o governo, a vantagem do novo sistema é reunir as demandas do Executivo e gerar relatórios de cada instituição, além de controlar melhor as demandas e padronizar as informações geradas. Para o cidadão, o e-OUV é mais um canal de comunicação.

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