Ministro participa de formação de alunos do Pronatec

Autor:Glauber Queiroz/MTur
Rosária de Sousa formou-se como recepcionista em meios de hospedagem pelo Pronatec.
O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou nesta segunda-feira (26) da entrega de certificados a cerca de 40 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Turismo, no Rio de Janeiro (RJ). Os cursos têm como foco a preparação de profissionais para a Copa do Mundo.
“A Copa passa rápido, mas o desenvolvimento do turismo veio para ficar. Os governos federal e local estão absolutamente sintonizados, monitorando e acolhendo demandas do setor de turismo e se apoiando para realizar mais”, disse o ministro Lages.
Segundo ele, nenhum país do mundo cresce sem educação e, por isso, a qualificação profissional é tão importante quanto a infraestrutura física para o turismo no país. “A educação constrói sonhos, além de ser a base do desenvolvimento sustentável que perseguimos”, afirmou.
O programa de qualificação profissional do Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Educação, superou recentemente a meta de 157 mil inscritos até a Copa. Hoje, são 166.444 matriculados em 54 cursos distribuídos por 120 cidades do país, incluindo todas as sedes do evento.
O Ministério do Turismo investe na formação técnica de profissionais ligados ao setor. A cidade do Rio de Janeiro tem atualmente 10.230 matriculados em cursos do Pronatec Turismo. Os resultados dessa iniciativa já podem ser notados na qualidade dos serviços de hotéis, restaurantes e demais segmentos do turismo em todo o país - mais especialmente nas condições de trabalho, no salário e na vida de milhares de trabalhadores que concluíram cursos do Pronatec.
É o caso de Rosária de Sousa, de 63 anos, formada nesta segunda-feira (26) como recepcionista de meios de hospedagem. Ela afirma que as aulas a ensinaram a tratar o turista e explicar situações cotidianas. “Hoje, me sinto confiante e segura para me expressar até em inglês”, diz. Rosária afirma que as maiores lições do curso são a cordialidade com o visitante, a disponibilidade para ajudar e a educação. Rosália morou 30 anos na Itália e busca recolocação profissional.
Além dos alunos, sete organizações também receberam placas pela participação no programa. São elas: as empresas Rede Othon de Hotéis, Hotel Ipanema Inn, Hotel Novo Mundo, Mar Palace Hotel e Vips Rio Tur; a Feira de São Cristóvão e o Polo da Região Portuária do Rio. Os cursos foram oferecidos pelo Senac-RJ, parceiro do programa.
Ouça aqui comentário do ministro Vinicius Lages sobre a importância da oferta de qualificação na área.
Clique aqui para ouvir declaração de Rosária de Sousa a respeito de benefícios da realização do curso.
Ministério do Turismo - Assessoria de Comunicação
Telefone: (61) 2023-7064
imprensa@turismo.gov.br