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MTur e representantes de parques temáticos debatem agenda de trabalho

Com visitação anual de 12 milhões de pessoas e faturamento de cerca de R$ 1,5 bilhão, segmento estuda como melhorar as áreas trabalhista e tributária em parceria com o Ministério do Turismo. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento do setor
  • Publicado: Segunda, 10 de Novembro de 2014, 16h58
  • Última atualização em Segunda, 10 de Novembro de 2014, 16h57

Com visitação anual de 12 milhões de pessoas e faturamento de cerca de R$ 1,5 bilhão, segmento estuda como melhorar as áreas trabalhista e tributária em parceria com o Ministério do Turismo. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento do setor

O ministro do Turismo, Vinícius Lages, esteve reunido na tarde desta segunda-feira (10) com o presidente do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Alain Baldacci, e com integrantes da entidade para conhecer as demandas e as necessidades do setor no sentido de ampliar os investimentos na área. Também participaram da reunião o secretário Nacional de Políticas do Turismo, Vinícius Lummertz, e o diretor Jair Galvão Neto, coordenador-geral de Competitividade e Inovação. Uma agenda de trabalho deve ser elaborada nos próximos dias.

Segundo Baldacci, o setor precisa aprimorar as áreas trabalhista e tributária para garantir a expansão de investimentos em parques temáticos. "Também é necessário termos uma agenda voltada à inovação, e sei que esta é uma das bandeiras do Ministério", disse Baldacci.

O ministro afirmou que é uma preocupação sua identificar como intervir em cada um dos pontos apresentados para que seja possível ampliar os investimentos no setor. "Trata-se de uma atividade que gera uma receita superior a R$ 1,5 bilhão por ano, por isso temos que ter um olhar muito atento às suas necessidades", afirmou Lages.

Os Parques Temáticos e Atrações Turísticas do Brasil têm um grande potencial de crescimento. Com visitação anual de 12 milhões de pessoas e faturamento de cerca de R$ 1,5 bilhão, eles aparecem em evidência no Plano de Ação do Ministério do Turismo. O objetivo do MTur é, a longo prazo, implementar um modelo competitivo a nível mundial.

Atualmente 18 empreendimentos fazem parte do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas do Brasil (Sindepat), que segundo a Lei Geral do Turismo o classifica como empreendimentos permanentes voltados ao turismo. Entre eles estão o Beach Park (CE), o Beto Carrero (SC), o Hopi Hari (SP), o Hot Park (GO) e o Wet`n Wild (SP); além das atrações turísticas como o trem do Corcovado e o Pão de Açúcar (RJ), o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu e a Usina de Itaipu (PR) e o Parque Unipraias (SC).

Segundo a Associação de Entretenimentos Temáticos, que analisa o setor de parques no mundo, houve um crescimento global geral de 5,4%, com destaque para os parques asiáticos, que tiveram taxas de até 7,5% em média, e das Américas entre 4% a 5%. O parque Magic Kingdom, de Walt Disney World, na Flórida, é o campeão de visitações, com 18,5 milhões de pessoas no ano passado.

Em 2013, o Sindepat e a Embratur lançaram um catálogo bilíngue com as principais informações sobre os parques temáticos e atração turísticas brasileiras, com o objetivo de divulgar as atrações aos turistas estrangeiros.

Ouça aqui declaração do ministro Vinicius Lages sobre a necessidade de se facilitar investimentos na área.

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