Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Rio terá mais de 500 painéis de sinalização turística
Início do conteúdo da página

Rio terá mais de 500 painéis de sinalização turística

Totens trarão mapas, informações de arredores e principais atrações da cidade em ruas e avenidas cariocas
  • Publicado: Terça, 14 de Outubro de 2014, 14h03
  • Última atualização em Terça, 14 de Outubro de 2014, 14h03

Cláudia Sanz

O Rio de Janeiro vai receber 500 painéis de sinalização turística para pedestres a partir de dezembro deste ano. Com verbas no valor de R$ 14,5 milhões do Ministério do Turismo e R$ 1,2 milhão da Prefeitura do Rio, os totens vão apresentar um mapa que mostra o ponto em que a pessoa está, os principais atrativos dos arredores e informações sobre atrações, pontos de interesse, comércio e serviços mais próximos.

O projeto elaborado pela Secretaria Especial de Turismo é inspirado em cidades como Londres e Nova York, e utiliza um sistema de “Wayfinding”, um conjunto de informações constituídas por elementos visuais, auditivos e táteis que permitem às pessoas se movimentarem dentro de um espaço de maneira mais segura e informada. As primeiras placas serão instaladas na Zona Sul do Rio, nas praias do Leme e Copacabana. Outros painéis serão implantados no centro da cidade, na Barra da Tijuca e no Maracanã. A licitação do projeto já foi realizada e a previsão é de que o material seja colocado em ruas e avenidas da cidade em um prazo de 12 meses.

Na Copa do Mundo, quando o Brasil recebeu mais de um milhão de visitantes, 81,2% dos turistas aprovaram a sinalização turística das cidades visitadas, de acordo com pesquisa realizada pelo MTur. Segundo o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Neusvaldo Lima, o Ministério do Turismo investiu, nos últimos cinco anos, cerca de R$ 90 milhões em sinalização turística por todo o país. Deste total, R$ 19,3 milhões foram direcionados para 34 cidades históricas.

De acordo com ele, a sinalização é um meio de comunicação essencial de informação para o turista. “São obras que têm prioridade entre os projetos de infraestrutura turística apoiados pelo Ministério do Turismo em todo o país. Com a proximidade das Olimpíadas de 2016, reforçamos a parceria com o estado e o município do Rio de Janeiro para que a cidade esteja preparada para receber os visitantes brasileiros e estrangeiros do evento”, diz.

O secretário municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Antonio Pedro Figueira de Mello, afirma que a proposta será executada pelo Consórcio Rio Inteligente, ganhador da licitação. "Não se trata apenas de colocar placas ou totens. Nosso projeto vai além ao oferecer uma nova maneira do turista e do carioca descobrirem a cidade e seus atrativos", diz.

Ouça aqui comentário do secretário Neusvaldo Lima sobre a importância da iniciativa para a orientação de viajantes.

shot

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página