Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Centrais sindicais entram na luta contra a exploração sexual
Início do conteúdo da página

Centrais sindicais entram na luta contra a exploração sexual

Assunto foi debatido em Lisboa entre representações de trabalhadores do Brasil e de Portugal
  • Publicado: Quinta, 02 de Dezembro de 2010, 15h51
  • Última atualização em Quinta, 02 de Dezembro de 2010, 16h35

Líderes sindicais, gestores públicos e empresários do Brasil e de Portugal se reuniram nesta quinta-feira (2), em Lisboa, para discutir a exploração sexual infanto-juvenil e maneiras de sensibilizar a classe trabalhadora nos dois países sobre o tema. Atualmente, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que dois milhões de crianças e adolescentes sejam explorados no mundo.

A discussão faz parte do Seminário Estratégias de Luta Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovido pelo Conselho Nacional do Sesi. O evento, que também aconteceu em Madri nos dias 29 e 30 de novembro, tem apoio do Ministério do Turismo (MTur).

A secretária nacional de Relações de Trabalho da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Denise Mattos, informou que a entidade continuará apoiando o projeto Vira Vida, do Sesi. A iniciativa oferece bolsas de estudo e capacitação profissional para jovens em situação de risco ou explorados.

“Sem a formação adequada, nossas crianças permanecem no limbo da exclusão. Temos que conscientizar os trabalhadores e fazer uma aliança entre as centrais sindicais para combater esse problema e tentar erradicá-lo de uma vez por todas”, completou.

Já a secretária de Igualdade de Portugal, Elza Pais, destacou a importância da cooperação internacional e do termo de compromisso que será assinado pelas instituições participantes amanhã (3). "A exploração é um fenômeno que não conhece fronteiras, o que nos demanda ações cooperadas e internacionais", disse.

Estiveram presentes representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores Portugueses (CGPT-IN), OIT, Secretaria de Direitos Humanos (SDH), MTur, Força Sindical e Sesi. O embaixador do Brasil em Lisboa, Mário Vilalva, também participou do encontro.

Nesta sexta-feira (3), a coordenadora-geral do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), Elisabeth Bahia, do MTur, participará do painel Políticas Públicas Para a Prevenção e Combate da Exploração.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página