Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Experiências que funcionam
Início do conteúdo da página

Experiências que funcionam

Durante seminário, em Minas, serão apresentados projetos de Turismo de Base Comunitária, que conciliam desenvolvimento com participação das populações locais
  • Publicado: Quinta, 21 de Outubro de 2010, 13h00
  • Última atualização em Quinta, 21 de Outubro de 2010, 13h59
Brasília- O Instituto Cultural Inhotim, em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae, promove de 22 a 23 de outubro, em Brumadinho (MG), o II Seminário Regional de Turismo de Base Comunitária – TBC e Economia Criativa: o envolvimento comunitário. O objetivo do evento é apresentar resultados e novos projetos de promoção da atividade turística com a participação das comunidades locais.
 
Nesta segunda edição do seminário serão apresentados os resultados do projeto Fortalecimento da Rede de Produção Comunitária para o Turismo em Brumadinho, que envolve a participação de artesãos e representantes do setor alimentício. A ideia é qualificar a produção comunitária para inserção dos seus produtos e serviços no mercado turístico local. Parte dos produtos, ofertados pela comunidade, é exposta no Instituto Inhotim, que recebe cerca de 150 mil visitantes por ano.
 
O público conhecerá também o projeto Fortalecimento e valorização da rede de produção comunitária do turismo nos municípios de Brumadinho, Bonfim, Rio Manso e Moeda, com início previsto para 2011. Trata-se de uma iniciativa com foco na formação de uma rede de Turismo de Base Comunitária (TBC), articulando empresários locais, poder público, atores sociais formadores de opinião e associações comunitárias.
 
A estratégia do projeto é estabelecer uma parceria com o principal equipamento turístico da região, o Instituto Cultural Inhotim, para fomentar uma ação de desenvolvimento regional, diversificando a oferta turística, com qualidade, gerando emprego e renda.
 
Representam o MTur no evento: a diretora do Departamento de Qualificação e Certificação e de Produtos Associados ao Turismo, Regina Cavalcante; a coordenadora-geral de Projetos de Estruturação do Turismo em Áreas Priorizadas, Kátia Silva; e o gerente de projetos, Rodrigo Ramiro.
registrado em:
Fim do conteúdo da página