Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Aeroporto de Joinville inova com conectores de embarque
Início do conteúdo da página

Aeroporto de Joinville inova com conectores de embarque

Tecnologia a partir de uma passarela móvel no solo permite o embarque e o desembarque de passageiros com proteção do sol, vento e chuva
  • Publicado: Quarta, 26 de Novembro de 2014, 15h05
  • Última atualização em Quarta, 26 de Novembro de 2014, 15h04

O aeroporto Lauro Cordeiro de Loyola, em Joinville (SC), já está operando com o sistema de conectores de embarque e desembarque móvel chamado ELO. Implantado pela Infraero, empresa pública que administra mais de 60 aeroportos pelo Brasil, o equipamento garante a proteção dos passageiros contra sol, chuva e vento.

O aeroporto de Joinville é o primeiro do estado a ter o novo sistema que estabelece uma ligação com a aeronave e partir de uma passarela em solo. Aeroportos maiores e internacionais, como o de Florianópolis e Navegantes, ainda não dispõe do equipamento.

Os conectores são compostos por um conjunto de corredores climatizados, localizados no mesmo nível do solo e custaram cerca de R$ 4,21 milhões. Eles permitem que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam ter acesso facilitado às aeronaves e garante conforto aos viajantes que chegam ou partem da cidade.

Em junho, o aeroporto implantou o Sistema de Aproximação por Instrumentos (ILS), permitindo o pouso de aeronaves em condições climáticas desfavoráveis. Joinville é conhecido pelo alto volume de chuvas e pelos frequentes cancelamentos de voos devido ao mau tempo. Com a instalação do equipamento, a Infraero prevê um incremento do turismo e da economia do município e região, com um aumento de aproximadamente 40% de pousos e decolagens, segundo a empresa.

As melhorias de infraestrutura nos aeroportos brasileiros interessam ao Ministério Turismo pelo número crescente de viagens internas feitas por brasileiros, que passou de 138,7 milhões em 2005 para 201,8 milhões em 2013 - e também pelos desembarques internacionais que chegaram a casa dos seis milhões.

“Os investimentos que estão sendo feitos vão garantir mais mobilidade aos viajantes, permitindo ainda acesso de mais pessoas às viagens aéreas”, diz o ministro do Turismo, Vinicius Lages. O Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil promete melhorar a infraestrutura de 270 aeroportos brasileiros.

O aeroporto Lauro Cordeiro de Loyola é o terceiro terminal da Infraero a receber o sistema ELO. O primeiro equipamento instalado no Brasil foi o do Aeroporto de Palmas (TO) e depois em Porto Alegre (RS). O planejamento da empresa prevê que 30 aeroportos administrados pela Infraero recebam o sistema até o final de 2015.

Joinville é a maior cidade do estado de Santa Catarina e a terceira da região Sul. Também é considerada o terceiro maior polo industrial do sul do país, o que revela a importância do aeroporto para atender a demanda da região. A cidade também é o principal polo econômico e populacional do estado e, a região, possui um amplo calendário de eventos, além de atender a uma demanda turística considerável.

Os usuários são principalmente passageiros com perfil executivo, empresarial e turístico de eventos, que visitam a cidade para negócios ou em eventos como feiras e convenções, além do Festival de Dança e a Festa das Flores. É a única cidade do Brasil a ter uma unidade escola do Balé Bolshoi.

Clique aqui para ouvir declaração do ministro Vinicius Lages sobre o crescimento do turismo interno e a importância econômica do segmento.

 shot

registrado em:
Fim do conteúdo da página