Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Equipe de universidade de São Carlos vence desafio de turismo
Início do conteúdo da página

Equipe de universidade de São Carlos vence desafio de turismo

Competição contou com 17 times que apresentaram soluções para o desenvolvimento do turismo no município de Catanduva (SP)
  • Publicado: Quarta, 26 de Novembro de 2014, 16h13
  • Última atualização em Quarta, 26 de Novembro de 2014, 16h13

Gustavo Henrique Braga

Os estudantes Iury Barbosa, Carolina Garcia, Luiz Gonçalves e Nicolas Moura, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), formam a equipe vencedora do primeiro Desafio Universitário de Turismo, promovido pela ECA Jr., empresa júnior da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. A premiação foi anunciada na noite da última terça-feira (25), após apresentação dos cinco trabalhos finalistas, entre 17 inscritos. Cada integrante do grupo ganhou um tablet como prêmio e o grupo terá a possibilidade de trabalhar junto à prefeitura da cidade para a implementação do projeto.

A competição contou com júri formado por professores da USP que escolheram a melhor proposta de solução para desenvolver o turismo no município de Catanduva (SP), a partir de um caso real apresentado pela prefeitura da cidade como desafio aos estudantes. “Participar do desafio permitiu que eu tivesse a experiência de como é o turismo fora da academia”, disse Iuri Barbosa, universitário de 19 anos do quarto semestre do curso de turismo e um dos integrantes da equipe vencedora. 

Iuri explica que a partir do caso apresentado, a equipe fez um diagnóstico de que a vocação do município de Catanduva era a do turismo cultural. A partir daí, os estudantes desenvolveram um projeto que mistura turismo e gastronomia. A ideia é criar um passaporte para que, ao visitar os estabelecimentos participantes, o visitante acumule pontos para serem trocados por descontos em lanches e atrações culturais da cidade. Iuri pretende trabalhar em conjunto com a prefeitura para que o projeto seja implementado na cidade.

Andressa Lima, diretora de turismo da Eca Jr, diz que por se tratar de uma primeira edição, o resultado do desafio foi positivo e a ideia agora é expandir a competição durante as próximas edições. Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, o estímulo a novas soluções para o setor é uma iniciativa que ajuda a desenvolver o turismo nacional. “A inovação é importante na estratégia da competitividade e da sustentabilidade do turismo. Com inovação você pode ter modelos de negócio muito mais eficientes”, diz o ministro.

Ouça aqui comentário em que o ministro Vinicius Lages defende a inclusão do turismo na agenda de inovação.

shot

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página