Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Turistas aprovam serviços turísticos de Recife
Início do conteúdo da página

Turistas aprovam serviços turísticos de Recife

Receptividade e atendimento da capital pernambucana foram bem avaliados por 92,5% brasileiros. Hospitalidade da capital chamou a atenção de 97,2% dos estrangeiros
  • Publicado: Quarta, 13 de Agosto de 2014, 11h58
  • Última atualização em Quarta, 13 de Agosto de 2014, 11h55

Os turistas estrangeiros e brasileiros que circularam pela capital de Pernambuco durante a Copa do Mundo avaliaram positivamente os serviços turísticos da cidade. Entre os brasileiros, o atendimento e a receptividade foram considerados bons ou muito bons, com aprovação de 92,5% do público, de acordo com pesquisa da FGV, que ouviu 6.555 brasileiros nos arredores dos estádios, aeroportos, atrativos turísticos, rodoviárias e fan fests.              

Entre os estrangeiros, a hospitalidade recebeu 97,2% de avaliações positivas, de modo que cerca de 92% dos estrangeiros disseram que pretendem voltar ao Brasil em outra ocasião. Eles permaneceram em média 15,7 dias no Brasil. Os estrangeiros que estiveram em Recife se hospedaram principalmente em hotéis e flats (50,1%), casa de amigos e parentes (12,9%) e imóveis alugados (13,35). A pesquisa com estrangeiros foi feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) com base em entrevistas de 10.515 pessoas em 10 aeroportos e 10 fronteiras terrestres.

Além da hospitalidade dos pernambucanos, a gastronomia e os restaurantes foram outros itens que receberam menções positivas dos estrangeiros: 93,2% e 91,7% respectivamente. Os visitantes internacionais que mais visitaram Recife foram os norte-americanos, seguidos pelos mexicanos, alemães e ingleses.

A pesquisa Fipe mostra ainda que os estrangeiros também aproveitaram a visita para conhecer outros lugares, em média, visitara, outras três cidades. Ao todo foram citadas 14 localidades do estado, com destaque para Ipojuca, Olinda, Fernando de Noronha, Cabo de Santo Agostinho e llha de Itamaracá.

Pernambuco foi o sexto emissor de viajantes para outras cidades-sedes do Mundial. No total, foram mais de 160.324 pessoas sendo 84.683 como turistas e 75.643 como excursionistas (que não pernoitam no destino turístico).

O principal meio de transporte dos brasileiros que foram ao estado, foi o avião, com 56% das preferências, seguido pelo deslocamento de carro (32,8%). Já entre os meios de hospedagem, duas modalidades se destacaram com o mesmo percentual (45,3%) para hotéis e pousadas e a casa de amigos e parentes.

Entre as avaliações da infraestrutura turística, o aeroporto e o estádio receberam aprovação de mais de 94%. Já a segurança recebeu 73,4% de citações boa ou muito boas e as opções de hospedagem receberam cerca de 74% de avaliações positivas. A renda familiar que prevaleceu entre os viajantes, segundo a pesquisa FGV com brasileiros, ficou a acima de R$ 3.500.

Clique aqui e ouça comentário do ministro do Turismo, Vinicius Lages, sobre a importância da Copa para a consolidação do Brasil como destino de visitantes.

Assessoria de Comunicação Social - Ascom/MTur
Telefone: (61) 2023-7029/7064
e-mail: imprensa@turismo.gov.br

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página