Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Cidades de SC estão na rota dos estrangeiros da Copa
Início do conteúdo da página

Cidades de SC estão na rota dos estrangeiros da Copa

Pelo menos cinco munícipios foram visitados por turistas durante o evento
  • Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2013, 09h20
  • Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2013, 09h17
Não foram só as cidades-sedes da Copa das Confederações que atraíram os turistas estrangeiros vindos ao Brasil por causa do evento. Um estudo feito à pedido do Ministério do Turismo à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) mostrou que eles aproveitaram a estada para conhecer o Brasil e transitaram por 132 cidades brasileiras. Entre os municípios catarinenses mais visitados estão Florianópolis, Blumenau, Jaraguá do Sul, Pomerode e São Bento do Sul.
 
Para o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, isso mostra a importância que os grandes eventos têm para o fomento do turismo. “Hotéis, restaurantes, e toda uma cadeia turística e econômica é movimentada”, diz. 
 
O estudo do MTur mostrou ainda que a maioria dos turistas aprovou a experiência no país. As expectativas dos visitantes em relação à viagem ao Brasil foram atendidas ou superadas, de acordo com declaração de mais de 70% dos entrevistados. Os itens mais bem avaliados durante a viagem, mencionados espontaneamente pelos entrevistados, foram a hospitalidade do povo (32,9%), as praias e belezas naturais do país (25,6%) e os estádios (20,5%).
 
A pesquisa ainda indicou que a avalição dos estrangeiros em relação ao país foi bastante positiva, com 75,8% dos turistas da Copa das Confederações indicando que pretendem retornar ao Brasil para a Copa do Mundo.
 
Os turistas internacionais permaneceram uma média de 14,3 dias no país, bem acima da média dos turistas brasileiros (5,5 noites); se hospedou em hotéis (74,6%) e visitou outros dois destinos. 
 
As cidades que mais receberam visitantes estrangeiros foram Rio de Janeiro (67,5%), Fortaleza (25,8%) e Belo Horizonte (23,3%). Fora do circuito das cidades-sede, os locais mais visitados foram Ipojuca, em Pernambuco, onde fica o destino de Porto de Galinhas (2,7%), Foz do Iguaçu, no Paraná (2,1%) e Armação de Búzios, no Rio (1,9%).
 
Ouça aqui declaração do secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, sobre o desempenho das cidades brasileiras durante a Copa da Confederações e a importância dos grandes eventos para o desenvolvimento do turismo.
registrado em:
Fim do conteúdo da página