Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > MTur lança novas diretrizes para programa nacional de qualificação
Início do conteúdo da página

MTur lança novas diretrizes para programa nacional de qualificação

Ministério aposta na educação profissionalizante como investimento para tornar o Brasil mais competitivo
  • Publicado: Quinta, 18 de Dezembro de 2014, 08h05
  • Última atualização em Quinta, 18 de Dezembro de 2014, 08h05

Deborah de Salles

Em resposta ao desafio da competitividade no setor de viagens, o Ministério do Turismo criou 21 diretrizes que vão nortear o novo Plano Nacional de Qualificação do Turismo, com lançamento marcado para 2015. O objetivo é qualificar trabalhadores, gestores, empresários e empreendedores que atuam nos serviços vinculados às atividades turísticas.

De acordo com o ministro do Turismo, Vinicius Lages, a aquisição permanente de conhecimento, habilidades, atitudes e valores profissionais garantem componentes estratégicos ao setor, como capacidade de inovação e poder de incremento da competitividade.

As 21 diretrizes estão divididas em duas linhas de atuação: formação profissional e certificação de pessoas. A primeira linha de ação é composta por 16 diretivas para orientar o planejamento, a execução, o monitoramento e a avaliação de ações. A segunda, com cinco critérios-base, tem o propósito de orientar e atualizar os perfis profissionais. O conteúdo está à disposição dos estados e municípios para que possam adotá-las.

Ampliar os programas de qualificação e capacitação de gestores para aqueles que atuam na área é um dever que tem sido assumido pelo Ministério do Turismo, com o intuito de estimular empreendedores a aderir a novos modelos de negócio, incorporando mudanças para atrair, encantar e entreter o turista.

Para colocar em prática as diretrizes de qualificação e certificação, o ministério encaminhou a Elaboração da Política Nacional de Qualificação em Turismo e o desdobramento em um Plano de Qualificação, composto por programas, projetos e ações de formação para o setor. Para tanto, o MTur vai intensificar o diálogo com outros órgãos federais, visando ampliar a participação do turismo: na definição da oferta de cursos e programas de formação profissional; na certificação de pessoas; na construção de normas para certificação de forma integrada; na readequação das normas da ABNT às demandas atuais do setor, com a indicação de competências mínimas necessárias para atuação dos profissionais nas respectivas ocupações.

O processo de elaboração das diretrizes incluiu análise documental, entrevistas, estudo prospectivo, oficinas, consultas a pesquisadores da Universidade de Brasília e representantes do MTur, Embratur, Ministério da Educação, Ministério do Trabalho e Emprego e entidades ligadas ao turismo (hotelaria, setor de alimentação fora do lar, guias de turismo, agências, entre outros).

O Plano Nacional de Qualificação do Turismo é um dos eixos prioritários no novo ciclo de desenvolvimento do turismo. Ele será lançado no primeiro semestre de 2015 e servirá de subsídio para execução das ações de qualificação, bom base nas diretrizes definidas. Os avanços no PNQT envolvem quatro eixos com forte impacto na economia: inovação, competitividade, sustentabilidade e qualidade contínua nos serviços turísticos.

Ouça aqui comentário do ministro Vinicius Lages sobre a importância da qualificação profissional para o aumento da competitividade do turismo no país.

shot

registrado em:
Fim do conteúdo da página