“A regulamentação dos turismólogos está na pauta”, diz secretário
Durante o Abav Collab, William França pontuou medidas do MTur e reforçou o papel da profissão para a retomada
Por Vanessa Castro
Durante evento virtual, MTur ouviu o pleito de turismólogos e garantiu que está trabalhando para a regulamentar a profissão. Crédito: Divulgação
Na semana da celebração do Dia Mundial do Turismo e do Dia dos Turismólogos e Profissionais de Turismo, comemorados em 27 de setembro, o Ministério do Turismo anunciou avanços no processo de regulamentação desses trabalhadores. A partir de esforços da Pasta, a Lei Geral do Turismo, que tramita no Congresso Nacional, foi revisada e teve incluído um dispositivo para o registro legal da profissão.
A novidade foi anunciada pelo secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, William França, durante um evento online do ABAV Collab realizado nesta quinta-feira (01.10), que reuniu turismólogos e entidades representativas.
No encontro, França ressaltou a importância da categoria para o fortalecimento do turismo e a retomada do setor e frisou que o MTur tem procurado atuar no sentido de resolver obstáculos à atividade turística, combater a informalidade e profissionalizar o segmento.
“Este tema é uma pauta deste governo, e estamos dando muita atenção a ela. Entendemos que a profissionalização, a partir da figura do turismólogo, constitui um importante antídoto contra o amadorismo e a improvisação”, destacou França. “O país precisa que os prestadores de serviços turísticos contem com profissionais adequadamente formados e preparados, qualificados e aptos a atuar no âmbito de uma das nossas mais importantes indústrias”, concluiu o secretário.
A coordenadora de Cadastramento e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur, Tamara Barros, ressaltou que a área trabalha internamente e em parceria com outros ministérios para atender às demandas dos turismólogos. “Já nos reunimos com os ministérios da Economia e da Educação. O próximo passo é abrir para uma discussão geral de toda a entidade, para criar soluções efetivas. O Ministério do Turismo já reconhece essa profissão, mas é importante que ela tenha o direito e o reconhecimento sociais”, destacou.
A presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo, Lenora Schneider, também participou do encontro e agradeceu o empenho das equipes do Ministério do Turismo em contemplar o pleito dos trabalhadores. “A regulamentação é um pedido antigo nosso, e fico muito feliz em saber que o MTur está atento as nossas necessidades”, comemorou.
Edição: André Martins