Pesquisa do MTur aponta perspectiva dos meios de hospedagem até junho deste ano
O levantamento destaca ainda o desempenho dos estabelecimentos no último trimestre de 2019
Por Cecília Melo
Cerca de 24,4% dos meios de hospedagem planejam aumentar o número de funcionários no primeiro semestre deste ano. Crédito: Beto Garavello/MTur
Mais de 70% dos empresários de meios de hospedagem no Brasil pretendem investir em seus empreendimentos até junho deste ano e 24,4% dos estabelecimentos planejam aumentar o número de funcionários. É o que afirma sondagem realizada pelo Ministério do Turismo, no mês de janeiro.
Em relação à demanda pelos serviços ofertados, 43,5% preveem crescimento no primeiro semestre, e 48,7% projetam alta no faturamento. A rentabilidade do setor também foi aferida: cerca de 40% dos empreendedores acreditam em um cenário de estabilidade no período. Quanto ao gasto de turistas, 35,7% dos consultados indicaram perspectiva de elevação até junho deste ano.
Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a sondagem confirma os resultados já conquistados na área, principalmente na geração de empregos e no incremento da oferta turística nacional. Álvaro Antônio reforça ainda a importância de pesquisas como essa no sentido de mensurar os resultados de políticas públicas desenvolvidas pelo governo federal.
“Os indicadores demonstram o otimismo do setor hoteleiro em investir no turismo nacional. O segmento de hospedagem é de extrema relevância para o turismo e, por isso, funciona como um termômetro para medir o desempenho do setor como um todo. O aumento da geração de empregos já é realidade comprovada”, destaca o ministro.
DESEMPENHO - A sondagem também mapeou o desempenho dos meios de hospedagem avaliados no último trimestre de 2019. Mais de 37% tiveram aumento da demanda por serviços, e 40% indicaram alta no faturamento. O número de empregados também cresceu. Cerca de 25% dos empresários informaram alta no número de funcionários entre outubro, novembro e dezembro do ano passado.
PESQUISA - A Sondagem Empresarial dos Meios de Hospedagem no Brasil é promovida pela Subsecretaria de Inovação e Gestão do Conhecimento do MTur. São consultados empreendimentos de todos os portes, entre hotéis, pousadas, resorts e acampamentos turísticos. O objetivo é medir a percepção dos empresários quanto à economia do turismo e, desta forma, orientar políticas públicas para o fomento do setor.
Ao todo, 693 empresários do ramo hoteleiro de todas as Unidades Federativas do Brasil responderam às perguntas durante o mês de janeiro de 2020. A pesquisa teve apoio das secretarias e órgãos estaduais de Turismo e de entidades representativas do segmento. Acesse AQUI a pesquisa na íntegra.
Edição: André Martins