Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > MTur participa de lançamento da campanha “Preservando Brasília para os 60”
Início do conteúdo da página
BRASÍLIA 60 ANOS

MTur participa de lançamento da campanha “Preservando Brasília para os 60”

Pontos turísticos e históricos da cidade serão monitorados pelo IPHAN para manutenção preventiva

  • Publicado: Sexta, 06 de Março de 2020, 14h48
  • Última atualização em Segunda, 09 de Março de 2020, 13h49

Por Victor Maciel

06.03.2020_Campanha_Brasilia_60_anos.png

Lançamento reuniu representantes do Ministério do Turismo, STF, Governo de Brasília e IPHAN. Crédito: Luis Tajes/ SETUR-DF

O secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, William França, participou, na última quinta-feira (05.03), do lançamento da campanha “Preservando Brasília para os 60”. Idealizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de sua Superintendência no Distrito Federal, a iniciativa tem o objetivo de conscientizar e sensibilizar os gestores para a manutenção preventiva de bens culturais zelados pelo Governo Federal.

Com ações que já começam neste mês, o Iphan irá visitar primeiramente seis bens culturais da cidade, que também são pontos turísticos de quem visita Brasília. Entre eles, estão a Igreja Nossa Senhora de Fátima (Igrejinha), a Catedral Metropolitana, o Palácio da Justiça, do Itamaraty, Torre de TV e o Catetinho. As ações ainda contarão com a ajuda de outros órgãos públicos, como o Supremo Tribunal Federal (STF), que ficará responsável pela preservação e manutenção da Praça dos Três Poderes.

Para França, o projeto impacta tanto na preservação da história da capital federal como, também, no estímulo e desenvolvimento do turismo. “É uma iniciativa bastante imponente que beneficiará não só a história e a cultura de nossa capital como também o Turismo. Temos destinado, também, esforços para manter a preservação arquitetônica da cidade e auxiliar no desenvolvimento turístico”, reforçou.

O presidente interino do Iphan, Robson de Almeida, destacou a importância da preservação arquitetônica e histórica da capital federal. “Brasília é um símbolo, uma marca na história do nosso país e é patrimônio para o Brasil e para o mundo”, finalizou.

Além dos 60 anos, em 2020 Brasília completará 30 anos do tombamento do conjunto urbanístico-arquitetônico, idealizado por Lúcio Costa. De acordo com o IPHAN, a principal característica da cidade é sua filiação ao movimento moderno em arquitetura e urbanismo. Dividido pelas funções urbanas, grandes espaços de vegetação nas suas quadras e a grandiosidade e traços de seus prédios são algumas das marcas da capital federal.

Edição: Rafael Brais

registrado em:
Assunto(s): Brasília , Turismo , IPHAN , Arquitetura
Fim do conteúdo da página