Ministro exalta bom momento do país no 4º Fórum Brasileiro de Turismo
Marcelo Álvaro Antônio relatou ações adotadas pelo governo federal para estruturar o setor e promover a geração de emprego e renda
Por Rafael Brais, enviado especial
Crédito: Roberto Castro (MTur)
O momento promissor do mercado de viagens no Brasil e iniciativas do governo federal no sentido de aprimorar as condições do setor foram o foco da participação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, no 4º Fórum Brasileiro de Turismo, realizado nesta sexta-feira (01/11), em Itu (SP). O evento reuniu atores públicos e privados do Sistema Nacional de Turismo para discutir o atual cenário da atividade no país, com a apresentação de casos de sucesso, além de debater perspectivas e estratégias de longo prazo na área.
Durante a abertura do evento, o ministro citou avanços como o Programa Investe Turismo, que qualifica 30 rotas estratégicas em 158 cidades de todo o país. “A infraestrutura é fundamental para o turismo, e o Investe Turismo, em parceira com o Sebrae e a Embratur, tem sido um sucesso. Mas também estamos trabalhando em outras ações, que já trazem resultados concretos. Uma delas é a isenção de vistos para Canadá, Estados Unidos, Austrália e Japão, que já está valendo, e agora será estendida a outros países anunciados pelo presidente Jair Bolsonaro, como China e Catar”, completou.
Acompanhe aqui o que aconteceu no evento
O ministro ressaltou que o Brasil tem atraído a atenção de investidores internacionais e previu avanços a partir da melhor estruturação de destinos turísticos do país. “Tivemos a liberação, por parte do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, do primeiro porto com terminal de passageiros, em Balneário Camboriú. Teremos pelo menos 15 desses ao longo da costa brasileira - e sem dinheiro público!”, enfatizou.
Marcelo Álvaro também destacou números que evidenciam a importância econômica do turismo para a economia e a geração de emprego e renda. “O turismo tem avançado de forma significativa. Entre janeiro e julho, cresceu 3,2%. Temos uma determinação muito clara do governo federal: identificar empecilhos ao desenvolvimento e desburocratizar”, afirmou, lembrando que a economia nacional cresceu 0,4% no mesmo período apontado.
O evento contou com a presença do secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur, Bob Santos; da vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano; do secretário de Estado de Turismo São Paulo, Vinicius Lummertz; do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin; do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), Manoel Linhares; do presidente executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Orlando de Souza; do presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, deputado federal Herculano Passos, e do presidente do Global Council of Sales Marketing, Agostinho Turbian, entre outros.
Edição: André Martins