MTur reforça regionalização do turismo junto a interlocutores no Paraná
Encontro reuniu 14 regiões turísticas do estado para discutir o aprimoramento de ações e elaboração de novas metas.
Por Vanessa Castro
Dirigentes das IRG's do Paraná receberam certificado como forma de reconhecimento do trabalho desempenhado. Crédito: Divulgação.
O Ministério do Turismo participou, nesta semana, de encontro promovido pelo governo do Paraná que reuniu os dirigentes das Instâncias de Governança das Regiões Turísticas (IRG’s) do estado. O evento teve como objetivo o aprimoramento das ações realizadas para o avanço do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), bem como avaliar e elaborar os planos estratégicos das IRG’s paranaenses.
Deise Bezerra, interlocutora do PRT no Estado do Paraná, afirma que a realização de reuniões periódicas é importante para alinhar as ações que estão sendo feitas entre as outras instâncias. “Nesses encontros, trocamos experiências, ouvimos as ações desenvolvidas nas regiões em prol do turismo, conhecemos boas práticas e identificamos dificuldades comuns. Aprendemos juntos para continuar progredindo”, explica Bezerra.
Participaram do evento as 14 regiões do Paraná que fazem parte do Programa: Campos Gerais; Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu; Corredores das Águas; Ecoaventuras, Histórias e Sabores; Entre Matas, Morros e Rios; Lagos e Colinas; Litoral do Paraná; Norte do Paraná; Norte Pioneiro; Riquezas do Oeste; Rotas do Pinhão; Terra dos Pinheiras; Vale do Ivaí e Vales do Iguaçu.
O secretário de Estruturação do Turismo, Robson Napier, comemora os avanços já realizados pelo PRT. “O MTur vem desenvolvendo um trabalho de integração muito importante junto às Unidades Federativas, principalmente no sentido de alinhar as políticas públicas de turismo em prol do desenvolvimento de cada região”, ressaltou o secretário.
A coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial, Ana Carla Moura, participou do encontro e destacou, junto aos interlocutores presentes, a importância das ações do MTur como o Mapa do Turismo Brasileiro, a Categorização dos Municípios e demais programas como o Cadastur, Prodetur, Fungetur, além de marcos legais para a captação de recurso para o desenvolvimento do turismo junto ao Governo Federal.
Edição: Victor Maciel