Infraestrutura e capacitação estão entre as principais demandas no Sul do país
Durante visita, equipe técnica do MTur ouviu os principais entraves para o desenvolvimento turístico da região
Por Victor Maciel
Equipe técnica com gestores e empresários da região. Crédito: Roberto Castro/MTur
Infraestrutura turística e capacitação da força de trabalho. Estas foram algumas das principais demandas dos gestores e empresários de Canela (RS), São Francisco de Paula (RS) e Cambará do Sul (RS) durante reunião de diagnóstico realizada por técnicos do Ministério do Turismo entre 16 e 17 de outubro. O encontro tinha como objetivo identificar os principais entraves para aumentar o fluxo turístico na região, com consequente geração de emprego e renda.
O ministro do Turismo interino, Daniel Nepomuceno, destacou que a ideia é colocar a região como prioridade no desenvolvimento turístico. “O turismo cresceu três vezes mais que qualquer setor no país. A ideia é que nos próximos dias a região seja incluída dentro do programa de 300 dias do presidente Jair Bolsonaro. A gente quer fazer esse diagnóstico para que tenhamos essa segurança jurídica e orçamentária, para o ano que vem realizarmos todas as obras necessárias”, afirmou.
Para o prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen Silvestre, a visita do ministério veio em um momento oportuno. “Vivemos algo inédito. Temos em Cambará do Sul a autoridade mais importante do setor para trabalhar o diagnóstico e acima de tudo analisar esses produtos tão importantes para o município e região. Estamos encaminhando ao ministério algumas prioridades para o desenvolvimento do nosso turismo”, comentou.
Já o prefeito de São Francisco de Paula, Marcos André Aguzzolli, ressaltou a importância do trabalho que o MTur vem desenvolvendo em regiões turísticas do país. “Para nós, é fundamental. O turismo é a grande indústria limpa que a gente pode e deve trabalhar em muitas mãos. A aliança do Ministério do Turismo, do Ministério do Meio Ambiente e da Casa Civil vai ser fundamental para o desenvolvimento de São Francisco de Paula”, elogiou.
Além do Sul, o Ministério do Turismo realizou outras quatro visitas técnicas a destinos estratégicos no país nos últimos dois meses: Serra da Capivara, Jalapão, Angra dos Reis e Lençóis Maranhenses.
VISITAS TÉCNICAS – Além de se reunir com trade e gestores locais, a equipe foi ver de perto as necessidades de cada ponto turístico dos municípios de Cambará do Sul, São Francisco de Paula e Canela. Na primeira parada, em Cambará, o grupo conheceu dois dos principais cânions da região, o Fortaleza e o Itaimbezinho. Além da vista, os locais propiciam aos visitantes diversas atividades, como trekking e passeios de bicicleta.
Em São Francisco de Paula e Canela, os técnicos do MTur visitaram a Floresta Nacional. No primeiro município, os turistas possuem acesso às trilhas e à observação de diversos tipos de aves e árvores, como as centenárias araucárias. No segundo local, a equipe pôde ver um rico acervo de dioramas, fazer atividades interativas e visitar o interior de um tronco de araucária.
Edição: Vagner Vargas