MTur discute políticas públicas de turismo na região de Trilhos e Trilhas
Região turística localizada em São Paulo é composta por nove municípios ricos em cultura, história e belezas naturais
Por Vanessa Castro
Mogi Mirim (SP) foi sede do 1° Encontro de Desenvolvimento Turístico da Baixa Mogiana. Na foto, a igreja matriz da cidade. Crédito: Governo do Estado de São Paulo.
A cidade de Mogi Mirim/SP, um dos municípios que fazem parte da região de Trilhos e Trilhas, sediou, nesta terça-feira (25.09), o 1° Encontro de Desenvolvimento Turístico da Baixa Mogiana. Aproximadamente 80 gestores de Turismo do setor público e privado, além da comunidade local e de cidades vizinhas, participaram do evento para discutir políticas públicas de turismo.
O encontro, que faz parte do projeto PRT+Integrado, contou com as palestras do historiador Eric Apolinário, do turismólogo Ed Alipio e da coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo do MTur, Ana Carla Moura.
Constituída em 2017, a região turística de Trilhos e Trilhas da Baixa Mogiana, situada no sudeste de São Paulo, é certificada pelo Ministério do Turismo e composta pelas cidades de Conchal, Cordeirópolis, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Mogi Guaçu, Paulínia, Estiva Gerbi, Itapira e Mogi Mirim, sendo estes três últimos Municípios de Interesse Turístico.
A coordenadora do Ministério do Turismo destacou a importância do trabalho de integração para o desenvolvimento turístico. “O programa de regionalização é uma ação que se conecta a outras iniciativas do ministério como programas de captação e financiamento. Esta transversalidade é fundamental para a estruturação e ordenamento de políticas públicas nas regiões turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro”, ressaltou Ana Carla.
MTur, gestores e comunidade participam do evento em Mogi Mirim (SP). Crédito: divulgação
Edição: Rafael Brais