Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Investe Turismo chega ao Pará para promover ações integradas
Início do conteúdo da página
INVESTE TURISMO

Investe Turismo chega ao Pará para promover ações integradas

Seminário itinerante é o 18º a ser realizado pelo MTur em todas as regiões do país

  • Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 16h16
  • Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2019, 16h20

Por Rafael Brais, enviado especial 

Investe PA.jpg

Cerimônia de lançamento do 18º seminário itinerante do Investe Turismo, em Belém (PA). Crédito: Beto Barata/MTur 

Conhecida como Cidade das Mangueiras, Belém (PA) recebeu nesta segunda-feira (26), no Teatro Gasômetro, o 18º seminário itinerante do Investe Turismo. O programa, desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com Embratur e Sebrae, busca aumentar a qualidade e a competitividade em rotas turísticas no Brasil, com foco na geração de empregos e renda para a população.

A região Norte está contemplada com sete rotas nessa primeira fase do projeto. No Pará, a rota “Belém, Ilha do Marajó, Santarém e Alter do Chão” vai proporcionar ações em cinco municípios: Belém, Salvaterra, Soure, Santarém e Belterra. Na cerimônia de abertura, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou as belezas do estado e o potencial para atrair visitantes nacionais e internacionais, que será catalisado pelo Investe Turismo.

"Fiquei encantado com o Estado do Pará, com o povo paraense, com o potencial turístico. O Brasil e o mundo precisam saber disso e o Investe Turismo vai trabalhar nisso”, disse. O ministro também citou a importância de o governo encarar o turismo como prioridade. “Temos um presidente que é um grande parceiro para o desenvolvimento do setor do turismo no país. Nesses primeiros sete meses de governo, alcançamos resultados expressivos com a liberação de vistos para Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão e a atração de aéreas estrangeiras. A hora do turismo chegou”, comentou.

Presente no lançamento, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, ressaltou a urgência para criar uma rede de proteção para crianças e adolescentes do país. “Estamos aqui para promover ações que protejam nossas crianças e adolescentes”, afirmou a ministra.

Para o governador do Pará, Hélder Barbalho, é preciso valorizar momentos que promovam debates para o fortalecimento do turismo no Brasil. "Aqui se reúnem aqueles que querem construir um ambiente adequado para que o setor se desenvolva. O Brasil está aquém do seu potencial. Só é possível consolidar a estratégia do Turismo se construirmos um plano”, declarou. "Se a pessoa vier aqui e não encontrar uma estrutura adequada, sem um turismo que fidelize, o visitante não irá voltar”, completou, citando a importância do Investe Turismo para criação de linhas de crédito desburocratizaras, ampliação de oferta de leitos, e qualificação de serviço para os turistas.

Código de Conduta

Durante o evento, os ministros do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, assinaram Portaria Interministerial que cria o Código de Conduta Brasil, alterando portaria anterior com o objetivo de propor medidas de prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. O Código de Conduta é um instrumento que busca orientar e estabelecer padrões de comportamento ético de empresas do setor turístico no desempenho de suas atividades, adotando ações de prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Investe Turismo

O Investe Turismo selecionou 30 rotas turísticas estratégicas no Brasil, que englobam 158 municípios das 27 unidades da Federação. O investimento inicial será de R$ 200 milhões. As rotas turísticas selecionadas receberão ações organizadas em quatro linhas de trabalho que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; melhoria dos serviços e atrativos turísticos com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica participação em eventos estratégicos; até a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.

Edição: Cecília Melo 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página