Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Ministro defende na Unesco candidatura de Paraty como patrimônio mundial
Início do conteúdo da página
AGENDA INTERNACIONAL

Ministro defende na Unesco candidatura de Paraty como patrimônio mundial

Marcelo Álvaro Antônio sustentou que, junto com Angra dos Reis e Ubatuba, cidade reúne todos as condições para se tornar o primeiro patrimônio misto do Brasil

  • Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 11h00
  • Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2019, 11h17

Por Darse Júnior

19.06.2019 unesco 1
Ministro se reuniu com a diretoria da Unesco em Paris. Foto: Rodolfo Vilela/MTur

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esteve hoje na UNESCO, em Paris, em reunião com a diretora do Centro do Patrimônio Mundial da entidade, Mechtikd Rossler. O ministro defendeu a candidatura de Paraty como sítio histórico, cultural e natural da Humanidade. No quesito natural, a região apresentada à Unesco engloba também parte do território de Angra dos Reis e Ubatuba. A avaliação acontecerá em Baku (Bangladesh), no início de julho.

“Será o primeiro patrimônio misto brasileiro, e temos grandes chances”, disse o ministro. “Se consolidada - e acredito que seja - Paraty ganhará este selo de Patrimônio que fará com que seja ainda mais reconhecida internacionalmente. Isso significará uma atratividade ainda maior de turistas qualificados para a cidade e para a região”, completou Marcelo Álvaro Antônio.

Para a diretora Mechtikd Rossler, que coordena o tema no organismo internacional, a candidatura brasileira tem reais condições de obter êxito. “O Brasil sempre apresenta candidaturas com dossiês consolidados. Torço para que Paraty obtenha esse relevante título”, confirmou.

A avaliação será feita por um conjunto de 21 integrantes do comitê do Patrimônio Mundial, que se reunirá em Bakul. A embaixadora do Brasil junto à UNESCO, Maria Edileuza Fontenele Reis - que é vice-presidente deste comitê - afirma que a candidatura de Paraty é bastante sólida. “Temos todos os sinais positivos”, afirmou.

A agenda do ministro do Turismo em missão oficial à Paris prevê ainda reuniões com a cúpula da Federação Internacional de Automobilismo para captar para o Brasil uma etapa da Fórmula E, com a diretoria da Air France para atrair a empresa para operar voos domésticos no Brasil, e a defesa das candidaturas do Cânions do Sul como goeparque mundial, do Bumba Meu Boi como patrimônio imaterial e de Belo Horizonte como Cidade criativa da gastronomia.

Edição: Vanessa Sampaio

Fim do conteúdo da página